EQST

Qual O Tratamento Para Hipossalivaço?

Qual o tratamento para Hipossalivação?

Quanto ao tratamento é essencialmente paliativo e preventivo, com ênfase no uso de substitutos e/ou estimulantes salivares, que podem melhorar a lubrificação e hidratação dos tecidos orais aliviando os desconfortos relatados pelos pacientes.

Quais problemas orais O paciente com Hipossalivação pode apresentar?

As implicações orais da Síndrome de Sjögren são hipossalivação, xerostomia, ardência e inflamação na mucosa oral, cáries rampantes, esclerose ou crescimento da glândula parótida, manifestação frequente de candidose eritematosa, queilite angular, retenção de cálculo aumentada, e dificuldade de deglutição (34, 35).

Quais os principais impactos da xerostomia e Hipossalivação?

A hipossalivação pode resultar em xerostomia, aderência facilitada da língua a o palato, aumento da aderência dos alimentos e placa bacteriana nas superfícies dentárias, dificuldade na fala (disfonia) e na deglutição (disfagia), função mastigatória deficiente, alterações do paladar (disgeusia ou hipogeusia), refluxo, ...

O que fazer para aumentar a produção de saliva?

Coloque no prato
  1. Chás. O consumo de líquidos deve ser estimulado para melhorar a hidratação e diminuir o sintoma. ...
  2. Agrião. O agrião está entre os alimentos que podem estimular a produção de saliva. ...
  3. Sopas. ...
  4. Maçã ...
  5. Melancia. ...
  6. Picolés de frutas. ...
  7. Ovos. ...
  8. Sucos naturais.
Mais itens...•29 de nov. de 2019

O que corresponde uma causa de Hipossalivação?

As causas da hipossalivação, que ocorre no caso de uma real diminuição na produção salivar, decorre de inúmeros fatores como o estresse excessivo e prolongado, doenças como a Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, como consequência da radioterapia de cabeça e pescoço.

Quais são as condutas para o tratamento da xerostomia por irradiação?

Chambers et al. (2007) fizeram o uso da cevimelina para o tratamento da hipossalivação e xerostomia em pacientes submetidos à radioterapia em região de cabeça e pescoço, obtendo bons resultados tanto para 30 mg como 45 mg, 3 vezes ao dia, com reduzidos efeitos colaterais.

Qual a consequência clínica de um paciente com deficiência na secreção salivar *?

Secreções diminuídas de saliva podem dar origem a um espectro de complicações, como queixas de dor ou ardor da mucosa oral, cáries dentárias, candidíase oral, sialadenite bacteriana e úlceras da mucosa oral (Thelin et al., 2008).

O que é xerostomia e Hipossalivacao?

A hipossalivação é a diminuição objetiva do fluxo salivar e pode ser identificada pela medida deste fluxo e pela identificação de alguns sinais quando se realiza o exame clínico da mucosa oral. Xerostomia muitas vezes é utilizada como sinônimo da hipossalivação e caracterizada como a sensação de boca seca.

Como tratar a falta de saliva na boca?

O que fazer
  1. Chupar balas com superfície lisa ou chicletes sem açúcar;
  2. Comer mais alimentos ácidos e cítricos porque eles estimulam a mastigação;
  3. Aplicação de flúor no consultório dentista;
  4. Escovar os dentes, usar fio dental e usar sempre um enxaguante bucal, pelo menos 2 vezes por dia;
Mais itens...

Quais doenças podem afetar o fluxo salivar?

Frequentemente, doenças sistêmicas, combinadas com sua medicação, provocam declínio significativo na secreção salivar. Dentre essas doenças, as mais comuns são as doenças reumatoides e auto-imunes, como a síndrome de Sjögren ou o lúpus eritematoso sistêmico.

Como determinar o fluxo salivar estimulado?

Medição do Fluxo de Saliva Estimulada Clinicamente, o procedimento usual é medir o fluxo salivar durante o estímulo mastigatório, isto é, mastigando um pedaço de parafina. Para obter confiabilidade, resultados padronizados, devem ser dadas instruções detalhadas ao paciente.

Quais as causas de taxas de fluxo salivar subnormais e Hipossalivação?

Suas causas podem estar associadas a inúmeros fatores como: es- tresse, Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, consequência da radioterapia de cabeça e pescoço e frequentemente relacionada com a ingestão prolongada de me- dicações específicas.

Que é Hipossialia?

A Boca seca é também conhecida como Xerostomia, assialia, hipossalivação, hipossialia, secura da boca ou ainda, secura bucal. Ela é um sintoma que pode ou não estar relacionado à falta de saliva, ou seja, nem sempre a boca seca indica uma real falta ou diminuição na produção de saliva.

Quais as consequências que podem ocorrer pela redução da quantidade de saliva?

“A falta de saliva pode levar ao aumento na incidência de cáries, candidíase, doenças gengivais e infecções das glândulas salivares”, alerta.