ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.
As rochas magmáticas são as primeiras rochas existentes, resultantes do processo de resfriamento da Terra. Elas se dividem em duas categorias: intrusivas e extrusivas. As intrusivas consolidam ainda no interior da litosfera. As extrusivas consolidam na superfície, em contato com a atmosfera.
Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.
As rochas são formadas por minerais, substâncias químicas sólidas encontradas na natureza. As rochas magmáticas podem se formar quando a lava esfria e fica sólida, assim como podem se originar dentro da crosta, a partir do magma.
O planeta Terra é formado por camadas. A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
As rochas podem ser divididas em três grupos principais: ígneas (ou magmáticas), sedimentares e metamórficas.
As sedimentares formam-se a partir da cimentação ou junção sob alta pressão de restos de rochas preexistentes (sedimentos); as ígneas surgem a partir da solidificação do magma tanto na superfície (extrusivas) quanto no interior da Terra (intrusivas); e as rochas metamórficas surgem do metamorfismo de outras rochas ...
Diagênese refere-se aos processos geológicos (físicos, químicos, biológicos,..) de baixa temperatura, como desidratação, cimentação, compactação, dissolução, reações minerais e outros que sucedem à deposição de sedimentos, levando, geralmente, a transformação destes em rochas sedimentares (litificação).
Erosão
As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares.
As bacias sedimentares são economicamente importantes, porque são responsáveis pelas fontes de energia fóssil, como carvão mineral e o próprio petróleo.