O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio. É ele que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos; que indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos.
O Ponto de Equilíbrio Operacional (também conhecido como PEO) é um indicador muito importante para qualquer negócio do varejo. Com ele, é possível definir um faturamento mínimo mensal a ser atingido para cobrir os custos fixos e variáveis, sem correr o risco de causar danos financeiros à empresa.
O ponto de equilíbrio econômico é utilizado com base em um objetivo a ser alcançado, utilizando custos de oportunidade que refletem numa maior exigência ao patamar a ser atingido. Já o ponto de equilíbrio financeiro analisa o nível mínimo para cobrir as saídas de caixa da empresa.
O cálculo do ponto de equilíbrio é um dos métodos mais importantes para um bom controle financeiro de qualquer negócio. Com ele é possível entender a quantidade de vendas que precisam ser realizadas para que o as receitas igualem os custos e despesas, resultando em lucro zero.
Ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico O ponto de equilíbrio contábil é o mais utilizado e mais simples. Nele, divide-se o valor dos custos e despesas fixas pela margem de contribuição. O resultado é a receita necessária para igualar os gastos. Há duas variações do ponto de equilíbrio contábil.