As vacas podem levar 4 horas para parir, e as novilhas até 6 horas. O parto normal inicia com a apresentação das patas dianteiras do bezerro primeiro, seguida da cabeça, ombros, costado e membros posteriores. O bezerro deve estar com a coluna voltada para cima.
Ao se utilizar 30mg de acetato de metilprednisolona como pré-indutor (longa ação), aos 255 dias de gestação, e 20mg de dexametasona (curta ação) mais 0,5mg de cloprostenol (prostaglandina) aos 270 dias de gestação, Antoniazzi et al. (2009) obtiveram eficácia na indução do parto e baixo nível de retenção de placenta.
O período de transição da vaca leiteira é entre 21 dias antes do parto e 21 dias após o procedimento. Essa fase é considerada um momento crítico, pois o animal fica mais suscetível a infecções, se comparado com outras. Porém, o tempo ideal é entre 60 dias antes do parto e 30 dias após o parto.
De forma otimista, uma novilha Holandesa deverá alcançar a puberdade entre os 9 e 10 meses de idade, quando estiver com peso vivo entre 250 e 280 kg, sendo sua primeira inseminação realizada aos 14 e 15 meses de idade (Tabela 1) para parir aos 23 ou 24 meses com peso adequado.
No D0 nós aplicamos um implante intravaginal. Esse implante é embebido em progesterona, o que é tranquilo. Nós aplicamos 2 ml de benzoato de estradiol no D0. Então vamos dizer que o D0 é o dia 10 do mês – e aí nós contamos nove dias, que vai ser dia 19 do mês, o nosso D9”, instruiu.
O início da atividade reprodutiva do gado depende principalmente do nível nutricional e da qualidade do manejo. Existem registros de vacas gir com até 13 crias e idade fértil de 15 anos. Mas para se atingir um bom nível de melhoramento genético, o ideal é que a vaca seja descartada após cinco crias.
Este problema está relacionado à condição corporal inadequada, ao desequilíbrio mineral e outros fatores. Animais que não emprenham após duas ou mais inseminações podem ser nomeados como repetidores de cio. Isso pode ser ocasionado por endometrites, infecções uterinas, retenção de placenta.
Segundo especialistas, um touro reprodutor cobre de 25 a 30 vacas - SBA1 | Sistema Brasileiro do Agronegócio.
O macho copula com até 6 fêmeas em um dia. Como as fêmeas dão cria quase todos os meses (4 a 18 por ninhada), assim que dão à luz os filhotes, recomeçam a se reproduzir e seguem esse ciclo.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais iniciou há alguns anos um estudo de avaliação da fertilidade dos touros nelore e concluiu que um só macho pode cobrir, sem desgaste, 40, 60, 80 e até 100 vacas em uma mesma estação de monta.
Boi é o termo utilizado para se referir ao macho castrado, que não pode reproduzir. Já o touro é aquele que tem aptidão reprodutiva, ou seja, não é castrado. O touro costuma ser utilizado pelo homem nas criações de gado bovino, com o objetivo de cruzar com as vacas e aumentar o rebanho.
22 anos
Para dar lucro, boi deve ser abatido com 794 dias.
Na pecuária de corte, enquanto em regime de monta natural, um touro pode servir até 100 vacas por ano. Já a industrialização do sêmen, de igual número de montas, pode produzir cerca de 30.
Como eles morrem? Primeiro, os animais são descarregados pelos currais de recepção. Depois passam por um processo de lavagem também conhecido como banho de aspersão – que permite a chamada “esfola higiênica”, um eufemismo. Então são mantidos em uma rampa até a secagem da pele, que já antecipa sua morte.
O abate é a morte de um animal pela sangria. Para garantir que as etapas que antecedem a morte do bovino no frigorífico sejam livres de dor e sofrimento do animal, devemos citar a legislação em vigor sobre o abate humanitário dos animais de açougue.