O sushi nasceu da necessidade que o povo asiático tinha de conservar o peixe cru. Por meio de uma técnica de conservação criada no Sudeste Asiático, os japoneses acabaram inventando o sushi, prato tão tradicional da culinária japonesa.
O sushi é um alimento que tem origens remotas. Antigamente, no Japão, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz liberava o ácido acético e ácido láctico que garantiria a qualidade por mais tempo.
De uma forma geral, aponta ela, os peixes consumidos na culinária japonesa são ricos em ômega 3, que é uma substância protetora, um ácido graxo essencial que colabora para a saúde do coração, na prevenção de doenças como derrame, AVC e infarto.
São Paulo – O sushi se tornou um alimento tão comum quanto o tradicional feijão e arroz no prato do brasileiro de classe média. Com a popularidade desse famoso quitute japonês, no entanto, também aumentaram os casos de infecções parasitárias, segundo um estudo publicado no British Medical Journal.
O Japão estava cercado pelo mar por todos os lados e tinha um ambiente privilegiado, onde sempre havia frutos do mar fresco; assim, o hábito de comer frutos do mar crus permanecia. ...
Peixes crus É considerado seguro comer certos tipos de peixe cru se eles estiverem bastante frescos. No entanto, mesmo nessas condições, o consumo desses alimentos pode estar relacionado a infecções parasitárias.
Peixes para consumir cru - Salmão, atum, linguado, haddock, tilápia, seja como sashimis ou ceviches.
Ceviche
salmão
Opções de comida japonesa para quem quer fugir do peixe cru
salmão
Tilápia
Aqui está uma lista dos peixes mais usados para fazer sashimi:
Há vários tipos de sushis, os mais conhecidos são: Nigirisushi: Pequenas bolinhas de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus ou cozidos, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo e salmão. Temaki: Cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes.
Makimono: É o tipo mais famoso de maki. Esse tipo de sushi é feito com algas do lado de fora e arroz no interior, junto com vários recheios que podem ser peixe cru, outras carnes, além de diferentes tipos de vegetais e molhos. ... Se tiver recheio de atum se chama tekkamaki e kappamaki se tiver recheio de pepino.
Hot roll. O sushi empanado e frito não é tradicional no Japão, mas ganhou o Ocidente. Leva recheio, uma cama da de arroz e alga, além, claro, da farinha para ficar crocante ao entrar em óleo quente.
Para prepará-lo, você vai precisar de arroz japonês (ou arroz gohan), vinagre de arroz ou vinagre branco, açúcar, sal, shoyu, folhas de nori (ou qualquer tipo de alga marinha) e o recheio de sua preferência - salmão, atum, peixe branco, legumes (cenoura, pepino, abobrinha, vagem) ou vegetais.
Explicando os tipos sushi
Japão
Comece a saborear a gastronomia oriental pelos pratos quentes como o Hot Roll (sushi empanado). Tente o Hot Califórnia e o Filadélfia, são uma delícia. O Shitake na manteiga e o Yakissoba também podem ajudar na familiarização com os aromas e sabores. Shoyu: Use e abuse dele!