A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) representa um importante fator de risco cardiovascular, independentemente da hipertensão arterial sistêmica, uma de suas principais causas. A HVE pode ser detectada pelo eletrocardiograma (ECG), radiografia de tórax, ecocardiograma e ressonância nuclear magnética.
O ventrículo direito coleta sangue desoxigenado do átrio direito, conforme a valva tricúspide se relaxa, bombeando-o com contrações rítmicas em direção ao tronco pulmonar através da valva pulmonar localizada em seu teto. O sangue então passa para a artéria pulmonar e para o interior dos pulmões.
Se os problemas que causaram HVE não forem tratados adequadamente, o paciente pode ter sua vida encurtada. Não de forma súbita ou em um ou dois meses, mas reduz a expectativa de vida.
A calculadora de VE da Omni permite que você avalie de maneira fácil a massa do ventrículo esquerdo, o Índice de Massa do Ventrículo Esquerdo (IMVE para o coração) e a Espessura Relativa da Parede (ERP).
O músculo que recobre o esqueleto (músculo esquelético) se sente bem com uma carga de peso. Quando um atleta de academia (os “puxadores de peso”) ou um profissional da construção civil (pedreiro e ajudante de pedreiro) pegam peso, o músculo dos seus braços e pernas ficam HIPERTROFIADOS com resposta normal á carga que lhe foi exigida…
❗ Nossa ferramenta não pode ser usada como substituta do conhecimento clínico, nem do julgamento ou da experiência do profissional médico. Sempre verifique seus cálculos.
Olá Doutor! Muito obrigado por me tirar essa dúvida, porém só mais uma pergunta: Além da hipertrofia tenho escape de um folheto anterior (segundo o cardiologista não chega a ser prolapso, pois é somente um dos folhetos que faz o movimento típico do prolapso). Isso também pode ter relação com a hipertrofia ou não influi? Grande abraço e mais uma vez muito obrigado!
Funcionam coletando o sangue que flui para eles vindo do átrio e em seguida contraindo para expelir o volume sanguíneo acumulado para os tecidos periféricos, utilizando os grandes vasos para carregá-lo para as extremidades.
Em publicação recente, o American College of Cardiology, American Heart Association e a American Society of Echocardiography, descreveram os diversos padrões da geometria do VE, conforme o seguinte quadro.
A faixa anormal do índice de massa do VE (IMVE) pode ser diferente dependendo do sexo do indivíduo. Por exemplo, o IMVE moderadamente aumentado em mulheres é de 109 a 121 g/m², enquanto em homens é de 132 a 148 g/m².
Os ventrículos podem se tornar deficientes de várias maneiras. Os defeitos cardíacos congênitos são aqueles que se apresentam ao nascimento, e podem constituir defeitos ventriculares isolados. Nesses casos, eles são raros e afetam somente um lado do coração, podendo ser o ventrículo direito ou o esquerdo. A câmara pode ser menor em comparação ao quadrante cardíaco oposto, apresentar falhas de desenvolvimento ou, em alguns casos, a valva cardíaca separando o ventrículo do seu átrio pode estar ausente.
Um laudo ecg alterado não representa necessariamente que o paciente tenha uma doença no coração. A alteração no eletrocardiograma pode ser decorrente de um exame mal feito, seja por falta de preparo adequado da pele do paciente dourante o exame, seja por posição errada dos eletrodos, até logicamente doenças graves.
Provavelmente o médico começará com um histórico de saúde do paciente e da sua família e exame físico completo, incluindo a verificação da sua pressão arterial e função cardíaca. O médico pode recomendar exames de eletrocardiograma, ecocardiograma e ressonância magnética.
Bom dia dr, fiz um ECG a pedido de um Clínico geral ainda não fui ao cardio, e deu Hipertrofia Ventricular Esquerda, não tenho pressão alta, mas sou obeso, e pratico atividade física a algum tempo, perdi 15 kg em 6 meses, porém continuo com o IMC acima, fiquei com muito medo, gostaria de saber se o HVE sempre é sintoma de alguma doença ou condição, ou pode acontecer devido a fatores não tão grave, como a saída do sedentarismo ou porque eu estava muito nervoso na hora do ECG, e quais os exames auxiliares posso ou devo fazer pra conseguir identificar a real causa desse HVE, desde já agradeço, Abraço.
Há pouco mais de um ano fui diagnosticada com miocardiopatia hipertrófica obstrutiva. De lá para cá tenho feito acompanhamento regularmente. Os médicos optaram por não fazer a cirurgia, porque eu tenho 17 anos e eles ainda não sabem dizer quais serão as consequências da intervenção cirúrgica. Porém, essa semana eu fiz um ecodoppler de rotina e acusou que o átrio esquerdo está com 48 mm, enquanto que no último exame estava 37 mm. Há algum problema grave nisso?
Como o médico trata a hipertrofia ventricular esquerda? O tratamento depende da causa subjacente e pode envolver medicamentos ou cirurgia. A hipertrofia ventricular esquerda causada por estenose da válvula aórtica pode exigir cirurgia para reparar a válvula estreitada ou para substituí-la por uma válvula artificial.
Já o ecocardiograma, corretamente, faz e dá o diagnóstico de Hipertrofia ventricular esquerda.