Qual o nome do cateter para dilise peritoneal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como é feita a diálise peritoneal? A diálise peritoneal exige a colocação de um cateter (Tenckhoff) de ramo único na cavidade peritoneal. Pode ser introduzido por técnica cirúrgica, frequentemente por mini-laparotomia, ou percutânea. Veja na imagem um cateter de Tenckhoff implantado recentemente por mini-laparotomia.
O que é cateter de Tenckhoff?
Cateter de Tenckhoff: cateter de material apropriado e flexível que é colocado no abdome do paciente para realização da diálise peritoneal. Por este cateter, o líquido de diálise peritoneal será infundido e drenado.
Em que consiste a diálise peritoneal?
O que é diálise peritoneal? É uma opção de tratamento através do qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Esse filtro é denominado peritônio. É uma membrana porosa e semipermeável, que reveste os principais órgãos abdominais.
Qual a frequência da diálise peritoneal?
Qual é a frequência da diálise peritoneal? Todo dia. Ou a pessoa faz a troca manual quatro vezes ao dia ou faz por meio da máquina, durante a noite. Se a pessoa viaja, pode levar a máquina ou fazer a troca manual, o que é uma vantagem em relação à hemodiálise.
Quais são os tipos de diálise peritoneal?
Há dois tipos de Diálise Peritonial: a Ambulatorial Contínua e a Automática. Também chamada de CAPD ou DPAC, é o tipo mais comum de Diálise Peritoneal. É uma boa opção para pacientes idosos, crianças ou aqueles para os quais a hemodiálise não se mostrou conveniente ou possível. O tratamento não precisa de máquina.
Em quais ambientes pode ser realizada a diálise peritoneal?
Diálise peritoneal intermitente (DPI): neste caso, a solução de diálise, que é aquecida à temperatura corporal, pode ser infundida manualmente ou por cicladora, devendo ser realizada em ambiente hospitalar, demorando entre 24 a 48 horas, devendo ser trocada dentro de 1 a 2 horas, com frequência de 2 vezes por semana.
São características do cateter de Tenckhoff?
O Cateter para diálise peritoneal – Uni Lúmen (com 01 ou 02 Cuffs ) é um produto médico de uso único, invasivo e de longa duração. Fabricados em silicone grau médico, devido a este material, o cateter apresenta uma grande flexibilidade, resistência e durabilidade.
O que é o Dialisado?
Dialisato. A solução de diálise contém solutos (sódio, potássio, bicarbonato, cálcio, magnésio, cloro, acetato, glicose, pCO2) que entram em equilíbrio com o sangue durante o processo dialítico, mantendo assim a concentração sérica desses solutos dentro dos limites normais.
O que é diálise e como é feita?
A diálise é um processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, um processo que é necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente.
O que é diálise peritoneal intermitente noturna?
Diálise peritoneal intermitente noturna (DPIN) envolve trocas noturnas e mantém a cavidade peritoneal do paciente sem dialisado durante o dia.
Quais são os tipos de diálise?
Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise (realizada numa clínica especializada cerca de três vezes por semana) e a diálise peritoneal (feita diariamente na casa do paciente, normalmente no período noturno).
Quais são as fases da diálise peritoneal?
Portanto, cada ciclo de diálise peritoneal (conhecido como troca) possui três fases: infusão, permanência e drenagem.
Qual é o mecanismo de filtração realizado na diálise peritoneal?
A diálise peritoneal é realizada através do abdômen, utilizando o peritônio – a membrana que recobre a parede e os órgãos abdominais – como filtro. Para ser possível realizar o tratamento é necessário que o paciente seja submetido a inserção de um cateter no abdômen, através da pele, normalmente sob anestesia local.
Qual o papel do peritônio na diálise peritoneal?
Neste procedimento, o peritônio, a membrana semipermeável que reveste a cavidade abdominal, é utilizado como um filtro, permitindo a transferência de massa entre a cavidade abdominal e o capilar peritoneal, local este no qual se encontram substâncias tóxicas ao organismo.
Como outras técnicas de terapia, a diálise peritoneal pode levar a complicações....Além dessas complicações, também ocorrer:
Hipoalbuminemia;
Esclerose peritoneal;
Obstrução parcial do intestino;
Hipotireoidismo;
Ataques epilépticos;
Hiperglicemia;
Hérnias abdominais ou inguinais;
Obstipação.
Qual o objetivo da diálise?
A diálise não tem como objetivo tratar a doença renal, mas sim, substituir a função dos rins que estão com seu funcionamento prejudicado.
Qual a diferença entre os processos de diálise e hemodiálise?
Hemodiálise - Uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. Diálise peritoneal - Uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue.