Trata-se de um analgésico narcótico do grupo de hipnoanalgésicos opiáceos; este efeito é considerado 80 vezes mais potente do que a morfina. Mecanismo de ação: agonista de receptores opioides do subtipo m. Pode ser usado por via intratecal, epidural e transdérmica.
A fentanila mais conhecida como Fentanil é um medicamento analgésico injetável utilizado após os procedimentos operatórios tratando alguma possível dor que o paciente venha apresentar, essa droga atua diretamente no sistema nervoso central, tendo uma ação semelhante a da morfina.
437-38-7
Tipologia. Existem três tipos de receptores opioides: μ (mu ou mi), κ (kappa) e δ (delta). Os receptores mu são os mais significativos na ação analgésica, mas os receptores delta e kappa partilham de algumas funções.
Essa ação inibitória do opioide tem o efeito de excitar o circuito inibitório descendente. Alguns estudiosos da biologia molecular propuseram a mudança de nomenclatura dos receptores mu (µ), Kappa (k) e Delta (δ) para, respectivamente, MOR, KOR e DOR, mas há controvérsias.
Os medicamentos opioides são substâncias derivadas do ópio, uma substância extraída da papoila com propriedades analgésicas (aliviam a dor).
Analgésicos como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina), são remédios que podem ser usados para aliviar a dor lombar ligeira a moderada. O médico pode receitar estes analgésicos isolados ou associados a outros medicamentos, como relaxantes musculares ou opioides, por exemplo.
Prancha: o exercício isométrico fortalece a musculatura profunda da coluna — daí ser eficiente contra dor lombar.
Podem ser recomendados analgésicos para alívio dos sintomas, sessões de fisioterapia, exercícios específicos para fazer em casa, uso de coletes ortopédicos, e nos casos mais graves, pode ser recomendada a cirurgia, principalmente quando há grandes desvios na coluna desde a infância.
Exercícios para desvio de coluna