substantivo masculino Indivíduo que, por ser membro de um Estado, tem seus direitos civis e políticos garantidos, tendo de respeitar os deveres que lhe são conferidos. Pessoa que habita uma cidade: quantos cidadãos tem a sua cidade? ... A palavra cidadão deriva da junção de cidade e do sufixo -ão.
Feminino: cidadã ou cidadoa (depreciativo). Plural: cidadãos. ... Plural: cidadãos.
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Veja alguns exemplos:
Um cidadão é um indivíduo que vive em sociedade, sendo que essa se constitui como um grupo de indivíduos entre os quais existem relacionamentos de reciprocidade.
Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
Segundo a gramática brasileira, o plural de cidadão é cidadãos.
A forma correta é cidadãos porque é o plural da palavra “cidadão”.
De -ão para -ães capitão - capitães; charlatão - charlatães; pão - pães; sacristão - sacristães.
Observe que as palavras acima são paroxítonas. Mas entre algumas oxítonas, monossílabas ou não, acontece o mesmo: mão –mãos, chão – chãos, grão-grãos, irmão –irmãos, artesão-artesãos. Decorar não é a maneira ideal de assimilar esses plurais, uma vez que há muitas exceções e modos de se falar.
Lista de substantivos coletivos
Substantivos coletivos de objetos
Substantivo coletivo de tijolos: fornada, coxia, rima. Substantivo coletivo de chaves: molho. Substantivo coletivo de alho: alhada, réstia. Substantivo coletivo de insetos: nuvem, miríade.
Substantivos coletivos
Melhor resposta: A função de um soldado do exercito é tira serviços no quartel, defender as terras brasileiras, realizar missões destinadas pelo comando, zelar pelas instalações do quartel, entre outras.
Os Uniformes. Os oficiais, suboficiais e sargentos usam uniformes do mesmo feitio para o serviço ou para os trabalhos a bordo. São do tipo paletó, ou dóimã, e calça, ou somente camisa e calça. Na cabeça usa-se o boné.
Existem várias escalas de soldados, porém os mais conhecidos são os do exército: infantaria – onde os soldados podem lutar em qualquer lugar, com diferentes armas, transportes, tentando conquistar e manter um território; cavalaria – onde os combates aconteciam com os soldados montados a cavalo, indo na frente da tropa, ...
Nesse termo a jornada de trabalho do Policial Militar fica definida em 42 horas semanais com a jornada máxima diária de 12 (doze) horas trabalhadas com, no mínimo, 12 horas de descanso, com escalas uniformes de 12X24 por 12X48 em rodízio de escala (diurna e noturna) conforme artigo 3º da Portaria (Redação dada pela ...
A base da pirâmide são os soldados. Depois, pela ordem, vêm os cabos, sargentos, tenentes, capitães, majores, tenentes-coronéis, coronéis e os generais.
Numa escala muito comum, 3 por 1, o militar pode chegar a cumprir 80 horas semanais, sem nenhum tipo de compensação. É comum que cabos e marinheiros concorram a escalas de 1 por 1 . Eles cumprem 108 horas semanais, 145% a mais do que permite nossa Constituição, que defendemos com o sacrifício da própria vida.
Tempo de permanência é de até 8 anos O jovem que presta o Serviço Militar não pode seguir carreira nas Forças Armadas. Para isso, é necessário prestar concurso público. No entanto, é possível permanecer no serviço por até 8 anos (1 ano em formação e até 7 anos engajado).
o tempo de trabalho pelo tempo de folga mínimo deve seguir uma das seguintes opções: (24/24 – 24/48 – 24/72 – 24/96...), ou seja, em (24/24) o militar cumpre guarda durante um dia (24 horas) e folga por um dia (24 horas); em (24/48) o militar cumpre guarda por um dia (24 horas) e folga por dois dias (48 horas) e assim ...
De segunda a quinta da 8 as 16 horas e sexta das 8 as 12 horas. Média de 9 horas por dia.
Na classe de Oficiais Subalternos, os Segundo-Tenentes possuem salário de R$ 7.
Considerando bônus e remunerações extras, um Soldado da Exército Brasileiro pode receber um salário total médio de R$1.