Por anos vivi as funções da Semana Santa em minha paróquia, no Rio de Janeiro, e ao ingressar na Comunidade Canção Nova as vivi em Cachoeira Paulista (SP) por algum tempo. E hoje tenho a oportunidade de vivê-las aqui na Terra Santa, onde tudo aconteceu.
Passar por onde Jesus passou, poder meditar onde Ele sofreu, estar junto com pessoas de todas as partes do mundo em meio a empurrões, lágrimas e suor me fez ter um misto de sentimentos. As pessoas que vêm aqui querem tocar nas pedras, nas paredes, querem passar suas roupas nos lugares pelos quais o Senhor passou, muitas, com sua fé, acreditam que terão as vidas transformadas. Ontem deparei comigo mesma na Via-Sacra em meio a rostos que nunca havia visto e talvez nunca mais volte a vê-los e me perguntei: Qual será o lugar que Jesus ocupa em minha vida? Ele é o primeiro? Existe em meu coração gratidão por tudo o que Ele suportou por me amar tanto?
“E tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos; E todos comeram, e se saciaram” (Marcos 6:34–44).
Três dias após Sua morte, Jesus Se levantou do sepulcro e apareceu a muitos de Seus amigos e seguidores. Por Jesus ter ressuscitado, todos nós ressuscitaremos um dia. Ele rompeu as cadeias da morte para todos ao Se erguer do sepulcro naquela primeira manhã de Páscoa. Graças a Seu sacrifício e Ressurreição, podemos enfrentar nossos problemas diários com fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Podemos saber que não há causas perdidas, não há finais absolutos e nenhum de nós está excluído de Seu perfeito amor e poder infinito para salvar.
Não se preocupe. Não vendemos suas informações. Para saber mais sobre nossa política de privacidade, consulte nossa Notificação de privacidade (atualizada em 2021-04-06) .
O Getsêmani envolveu particularmente meu coração de angústia e de esperança no Senhor que vem. Na Hora Santa na Quinta-feira Santa pude bem de perto acompanhar toda a celebração dentro da Basílica da Agonia. Simbolizando o Sangue suado por Jesus na noite da Paixão, pétalas de rosas foram jogadas na pedra da agonia. Em seguida, fomos todos à procissão cujo percurso final fica no Galicantu. Velas iluminavam aquela noite.
Seus ensinamentos estavam muito à frente de Seu tempo. Ele nos ensinou a amar nossos inimigos. Ele nos ensinou a perdoar. Ele nos ensinou a ver as pessoas seja qual for a raça, idade, sexo ou nacionalidade. Ele nos ensinou a amar a Deus e amar ao próximo. Mas, principalmente, Ele demonstrou amor em tudo o que fez.
Jesus disse que devemos amar nosso próximo, e a parábola do bom samaritano nos ensina que nosso próximo pode ser qualquer pessoa, inclusive desconhecidos ou adversários. (Ver Lucas 10:25–37.)
Embora não possamos ver Jesus como as pessoas que viveram com Ele, podemos “vê-Lo” e sinta a sua presença onde e quando as pessoas se amam. Sugere-se que, em família, observem atentamente, durante a próxima semana, onde se pode “ver” Jesus.
“Eis que levavam um morto, filho único de sua mãe, que era viúva. (…) E vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. (…) E disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que estava morto, assentou-se” (Lucas 7:12–15).
Mesmo ainda rapaz, Jesus ensinou a palavra de Deus. Aos 12 anos de idade, Ele ensinou no templo, e todos os que O ouviram ficaram admirados com Seu entendimento. Quando Jesus começou Seu ministério, Ele jejuou no deserto por 40 dias. Foi tentado pelo diabo e venceu essa tentação. Ele também foi batizado no rio Jordão por João Batista. Embora Jesus não tivesse pecado, mesmo assim foi batizado por imersão para nos ensinar a respeito de obediência a Deus. Após o batismo de Jesus, Deus declarou: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Havia alguns lugares mais estreitos e escuros e algumas pessoas precisavam de ajuda para subir as escadas. Comecei a observar que o lugar da agonia ia se distanciando e o da prisão se aproximando. Minha meditação, naquele momento, foi que, em alguns instantes, eu estaria no lugar onde Jesus havia sido preso por Seus algozes. O que se passava em Seu coração? O que as pessoas que fizeram esse trajeto falavam entre si? Senhor, que eu viva intensamente este momento sem que nada se perca e que a minha vida seja inundada pelo Seu amor e que eu não seja mais a mesma.
Jesus é também o exemplo perfeito de amor. Durante Sua vida na Terra, Ele cuidou dos pobres, curou os enfermos (ver Lucas 17:12–19) e nunca rejeitou as criancinhas (ver Mateus 19:13–14). Seu amor é infinito e está disponível a todos nós.
Houve um momento em que eu fui levada pela multidão e percebi que a distância, que eu ia tomando do Corpo de Jesus, me levou a um desespero, pois eu não queria me afastar do meu Senhor. E pedi esta graça a Ele: não me deixe me afastar, Senhor, do Seu amor. Não permita que as enxurradas me levem, que eu seja firme e constante, e nas quedas, que o Senhor me levante.
Jesus curou enfermos, deu visão aos cegos e até trouxe os mortos de volta à vida. E o mais importante, Ele tornou esses milagres possíveis. Embora Suas obras fossem consideradas como blasfêmia pelos sacerdotes judeus, Jesus sempre lembrava às pessoas que Suas obras estavam alinhadas com a vontade de Deus para que “o Pai [fosse] glorificado no Filho” (João 14:13).
É emocionante ver pessoas de todas as idades percorrendo os lugares pelos quais Jesus passou rumo ao caminho do calvário. As mães dizendo aos filhos que ali foi o lugar onde Jesus foi preso, onde Ele sofreu e os ajudando a rezar.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Jesus Cristo é o ser mais grandioso que já nasceu nesta Terra — nosso exemplo perfeito. Ele é o Senhor dos senhores, o Criador, nosso Salvador, e veio à Terra para que pudéssemos viver com Deus novamente.
Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.
Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.
Deus em primeiro lugar! É a primazia de Deus em nossa vida, a opção daquele que se converteu ao Senhor é fazer d’Ele a razão de sua vida e da sua existência. Você mesmo pode se questionar: Qual é o lugar que Deus ocupa nos meus pensamentos? Nos meus sentimentos? Nas minhas atitudes? Nas minhas palavras e decisões? Que lugar Deus ocupa em minha vida?