A misandria é uma forma de discriminação sexual que se caracteriza pelo ódio ou aversão ao sexo masculino ou a figura do homem. ... De certa forma, é o oposto da misoginia, apesar de alguns movimentos não entenderem desta forma, como discorreremos adiante.
fe·mis·mo mo. Comportamento ou linha de pensamento segundo a qual a mulher domina socialmente o homem e lhe nega os mesmos direitos e prerrogativas.
O feminismo é um movimento social de “quebra” da hierarquização dos sexos, do sexismo e do machismo, reivindicando igualdade de direitos entre homens e mulheres. ... O femismo, assim como o machismo, prega a construção de uma sociedade hierarquizada a partir do gênero sexual; baseada em um regime matriarcal.
No machismo, o homem se acha superior à mulher em várias questões. No femismo, a mulher se acha superior ao homem em outras tantas. Feminismo, não. É um movimento social que defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres, com paralelismo às lutas de outras minorias subjugadas.
Termo normalmente usado por feministas e definido como sendo o inverso de machismo. A palavra femismo não consta em dicionários formais e permite outras atribuições semânticas. Foi um termo criado pelo movimento feminista, a fim de desvencilhar as extremistas do próprio movimento.
O que é feminismo? O movimento feminista surgiu na Europa do século XIX, tendo sido consequência da Revolução Francesa, que pregava “Igualdade, Liberdade e Fraternidade”. Neste sentido, as mulheres tinham o desejo de ser inseridas no contexto social em que se encontravam, participando das mudanças que estariam por vir.
machismo
O feminismo, por seu lado, não considera o sexo masculino inferior, nem muito menos supõem opressão de um dos géneros, nem a subordinação dos homens às mulheres. Entre outras, o feminismo defende a paridade no que toca aos tais direitos, oportunidades e reconhecimento de capacidades e dignidade.
No Dicionário Online de Português, a palavra “Feminismo” está descrita como: “movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens”. Já a palavra “Femismo” é que descreve o pensamento de muitos sobre o contraponto do machismo, como “doutrina que prega a supremacia da mulher em relação ao homem”.
As ativistas feministas fazem campanhas pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade do seu corpo, pela proteção de mulheres e raparigas contra a violência doméstica, o assédio sexual e a violação, pelos direitos no trabalho e contra todas as formas de discriminação.
Você sabe o que é masculinidade tóxica? Amplamente discutido atualmente, o termo se refere às características estereotipadas normalmente atribuídas aos homens. ... É o caso da masculinidade tóxica, que incentiva a perpetuação de condutas prejudiciais denominadas como “tipicamente masculinas”.
O machismo é o braço cultural da misoginia, e a misoginia é o ódio às mulheres, pregado e perpetuado pela sociedade patriarcal. ... A partir daí, as desigualdades sociais de gênero ancoram-se na divisão do trabalho entre homens e mulheres, assim como as formas de hierarquização derivadas dessa concepção familiar.
Como não ser machista
(1) O machismo é entendido neste artigo baseado, principalmente, nas autoras Saffioti (1987), Auad (2012) e Louro (2001) como a supremacia masculina que causa a inferiorização do gênero feminino provocando várias formas de violência: verbal, psicológica, física etc.