Miguel Díaz-Canel
Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 13 de agosto de 1926 — Havana, 25 de novembro de 2016) foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008.
90 anos (1926–2016)
Universidade de Havana1945–1950
Birán, Cuba
A Revolução Cubana foi palco da luta de guerrilheiros para destituir o então presidente Fulgêncio Batista, considerado corrupto, e instaurar o Socialismo. O grupo de oposição era composto por diversos guerrilheiros, tendo na liderança, além do nome de Che Guevara, ninguém menos que Fidel Castro.
25 de novembro de 2016
2 de dezembro de 1976 – 24 de fevereiro de 2008
25 de novembro de 2016
Fidel Alejandro Castro Ruz, o 15.º Presidente de Cuba, em 25 de novembro de 2016, morreu de causas naturais aos 90 anos em sua residência em Havana, Cuba. ... Segundo Raúl Castro, os restos mortais do líder cubano foram cremados "atendendo sua própria vontade expressa".
Foi fundado em 3 de outubro de 1965 no Centro Popular Hebreu de Havana por Salomão Mayer e Abraham Zincowich, mais conhecido pelo pseudônimo de Fabio Grobart, Comissário da Comintern para a região do Caribe. Seu principal líder é Raul Castro, presidente do Conselho de Estado Cubano de 2008 a 2018.
“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1.
Havana, Cuba
Resposta: As primeiras medidas tomadas pelo governo revolucionário de Fidel Castro foram a reforma agrária, a nacionalização das empresas estrangeiras e a priorização dos setores da saúde, educação e emprego.
O novo governo cubano tentou diversificar a economia do país para reduzir a dependência do açúcar e também promover certa industrialização. Ambas fracassaram. Além disso, o governo cubano promoveu a reforma agrária e nacionalizou a exploração dos recursos e as empresas instaladas no país.
Esse processo foi conduzido por um movimento guerrilheiro que atuava de uma região remota da ilha chamada Sierra Maestra e teve como lideranças Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara.
Uma das principais conquistas da Revolução Cubana foi a erradicação do analfabetismo nos três primeiros anos após o triunfo. A campanha de alfabetização de 1961 foi inspiradora no sentido de melhorar o nível educacional de uma proporção relativamente grande da população analfabeta em 1959.
A Revolução Cubana, ocorrida em 1959, foi um movimento guerrilheiro que derrubou o governo ditatorial de Fulgêncio Batista. A Revolução implantou em Cuba o regime socialista e vinculou a ilha caribenha política e economicamente à União Soviética.
A Revolução Cubana foi um movimento guerrilheiro e armado que culminou com a destituição de Fulgencio Batista de Cuba, ditador. ... Seu objetivo era derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista, que se instalou no país em 1952 através de um golpe militar.
(FGV/2011) A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica: a) A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.
A Revolução Cubana foi um processo revolucionário conduzido por Fidel Castro que tinha caráter nacionalista e dois grandes objetivos: derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista e interromper a influência americana no país.
Quando o movimento revolucionário se organizou, quais foram as principais pessoas que ajudaram o movimento a crescer? Médicos, Professores e outros profissionais insatisfeitos durante este período. Militares revoltados que ajudaram com armas e táticas. Milhões de pessoas que moravam em Cuba, que aderiram ao movimento.
A revolução cubana aconteceu tanto por causas externas quanto por causas internas. Entre as causas internas podemos citar o grande nível de miséria no qual vivia a maior parte da população nativa da ilha, que funcionava quase como que uma "colônia" dos Estados Unidos.
A Revolução Cubana foi um importante episódio da Guerra Fria porque Cuba está localizada há poucos quilômetros dos Estados Unidos e representava uma ameaça real aos EUA, pois Cuba poderia ser usada como plataforma de lançamento de mísseis nucleares pela URSS.