O retículo endoplasmático granuloso além do transporte de proteínas, também tem a função exclusiva de produzir proteína. Porque ele possui em sua estrutura os ribossomos, cuja função é a síntese de proteínas, enquanto o retículo endoplasmático liso não possui ribossomos tendo a função de transportar os lipídios.
O retículo endoplasmático é uma organela que está relacionada com a síntese de moléculas orgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes. O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios.
O retículo endoplasmático ( tanto o liso quanto o granuloso) tem função de distribuir substancias para todas as regiões da célula , tanto por tubos quanto por membranas que impedem que as substancias se misturem no citoplasma.
O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. ... O retículo endoplasmático liso: A sua função é,basicamente, participar da produção de moléculas de lipídios, em especial fosfolipídios que irão compor a membrana das células.
O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA. ... Além disso, ele armazena esse material e coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.
Os vacúolos são estruturas saculiformes que desempenham variadas funções, tais como armazenamento de substâncias, digestão e controle osmótico. Os vacúolos são estruturas saculiformes que apresentam diversas funções e são encontradas em diferentes tipos de células.
Celula Vegetal, Membrana Plasmática, Citoplasma, Núcleo, Reticulo Endoplasmático, Mitocôndrias, Complexo de Golgi, Lisossomos, Centríolos, Parede Celular, Plastídios, Vacúolos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Membrana Plasmática: película que reveste, protege e delimita a célula.