Bartimeu, o cego de Jericó! ... Bartimeu teve momentos difíceis em suas vidas, mesmo assim, continuou a clamar no momento que ficou sabendo sobre Jesus e só parou com o seu milagre realizado. Podia ter uma multidão na vida desse homem, mas foi vencida por um coração quebrantado e em contrito (Salmos 51.
A história de Bartimeu relata que ele era um homem mendigo que pairava sobre Jerico, pedindo moedas e sofria com uma grande marca, ele era cego. Muitos interpretavam que ele era cego por resultado de pecados etc. Bartimeu tinha como pai, timeu.
Narrativa bíblica O Evangelho de Marcos fala apenas de um homem chamado Bartimeu (literalmente "filho de Timeu") como estando presente quando Jesus deixava Jericó, tornando-o uma das pouquíssimas pessoas curadas por Jesus e que sabemos o nome.
O nome de Bartimeu é uma junção, uma construção (Estado Construto do Hebraico Bíblico) Aramaica, onde a primeira parte do seu nome, “BAR” significa “filho do”, e “Timeu” significa “IMPURO”./span>
O livro de Mateus fala que Jesus curou dois cegos (Mateus andou lado a lado com Jesus) e que Jesus saía de Jericó com os discípulos. O livro de Lucas fala em apenas um cego (Lucas era um médico Grego que andou junto a Paulo) e que Jesus chegava em Jericó./span>
Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.
Mas o que significa “lançando de si a sua capa”? A capa servia para Bartimeu como cobertor, como abrigo, e talvez fosse o objeto mais importante para ele nas situações do dia a dia, porém era capa e como tal revelava sua dependencia a essa./span>
Significado de Capa substantivo feminino Peça do vestuário feminino, usada sobre as outras roupas, de fazenda ou pele, larga e sem mangas, com ou sem capuz, pendente dos ombros. Espécie de casaco de tecido leve mas impermeável, que se usa sobre outras roupas, como proteção contra a chuva.
Uma fome que durou três anos atingiu Israel durante a primeira metade do reinado de Davi em Jerusalém. Esta calamidade foi acreditada ter acontecido por causa de "Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas". ... Os gibeonitas os condenaram à morte, e penduraram seus corpos no santuário em Gibeá.