André Bazin, um dos teóricos e críticos do cinema mais reconhecidos de nossa história, disse que o Faroeste é o cinema dos Estados Unidos por excelência. De fato, a linguagem cinematográfica iniciou a sua trajetória com mais força já no início do século XX, em 1903, quando o cinema nem havia completado 10 anos de idade. Nesse princípio, Kit Carson (de Wallace McCutcheon) e O Grande Roubo do Trem (de Edwin S. Porter) foram pioneiros em muitos sentidos.
Clássicos e eternos para os fãs, o cinema Western, ou filmes de faroeste, permeiam toda a história do cinema estadunidense. O gênero conta com obras imperdíveis, que trouxeram exemplos de direção impecáveis, além de modelos e recursos de cenas que teriam influência em outros filmes no futuro. Confira uma lista de 16 sugestões que fã nenhuma de filmes de faroeste deve deixar de ver.
O filme teve grande destaque na temporada de premiações de 1991. No Oscar, garantiu sete estatuetas, nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor (Kevin Costner), Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora (John Barry), Melhores Efeitos Sonoros e Melhor Roteiro Adaptado (Michael Blake). No Globo de Ouro, foram três vitórias, de Melhor Filme, Melhor diretor e Melhor Roteiro.
Após se envolver numa confusão, ele é acusado de um homicídio que não cometeu e precisa fugir das autoridades, mesmo estando ferido por uma bala. Pelo caminho, encontra um homem indígena que o auxilia e se apresenta como "Ninguém".
As ruas de Bad City, uma perigosa cidade iraniana, são atravessadas pela violência. E quem vê uma jovem passando sozinha, durante a noite, não imagina que se trata de uma vampira em busca do próximo alimento.
Shane, o protagonista, é um pistoleiro que se muda para o Wyoming na intenção de trabalhar honestamente, cultivando os campos. No entanto, ele depressa se envolve em confusões e começa a fazer inimizades.
Com o título original Blazing Saddles, esta é uma comédia de faroeste que entrou para a história do cinema norte-americano. Servindo-se do humor e dos clichês do gênero, o longa-metragem discute temáticas sociais de relevo.
Três pistoleiros disputam uma fortuna de ouro confederado, há muito enterrada na região durante o violento conflito que foi a Guerra Civil dos Estados Unidos. Uma das obras-primas de Leone marcadas pela impecável trilha sonora de Ennio Morricone, este é o terceiro filme da Trilogia dos Dólares.
Este é provavelmente a maior obra-prima do gênero faroeste, além de ser reconhecido como um dos maiores filmes já feitos. Este longa ítalo-hispano-estadunidense é mais uma das históricas produções de Sergio Leone, que contou mais uma vez com trilha do icônico Ennio Morricone.
Uma das primeiras narrativas com tons de realidade do cinema, O Grande Roubo do Trem trouxe diversas inovações técnicas que viriam a ser usadas em produções posteriores. Filmagens em diferentes locais, sets externos, movimentos de câmera, cortes e edição para mostrar locais paralelos, uso de zoom, uso de bonecos e a famosa cena do tiro em direção ao espectador foram algumas das novidades do filme.
A produção italiana e alemã é um verdadeiro clássico entre os filmes de faroeste e conta a história de Scott, um adolescente órfão que é maltratado pela população da sua cidade.
Burlar um pouco a lista para colocar três de uma vez, três clássicos do western spaghetti – subgênero do faroeste que se refere aos filmes que, além de um orçamento bem menor do que os hollywoodianos, eram gravados em italiano. Os filmes dessa trilogia (também conhecida como Trilogia do Homem Sem Nome) carregam a consagração de Clint Eastwood e trouxeram algumas das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema, compostas pelo hoje (e há pouco tempo) saudoso Ennio Morricone. O primeiro da trilogia (Por um Punhado de Dólares) é baseado em Yojimbo, o Guarda-Costas (novamente de Kurosawa, 1961) e o terceiro (Três Homens em Conflito – também conhecido como O Bom, o Mau e o Feio) é, possivelmente, um auge do dito western spaghetti. Ambos, assim como o segundo (Por uns Dólares a Mais), foram dirigidos por Sergio Leone.
Criado no sertão isolado, por um cangaceiro que o encontrou durante a infância, ele se muda para a cidade em busca do pai. Ao longo do caminho, vai cometendo vários crimes para sobreviver.
Com Clint Eastwood, Eli Wallach e Lee Van Cleef nos papéis principais, o enredo acompanha três pistoleiros que batalham por um tesouro que foi enterrado durante o período da Confederação norte-americana.
Vagamente inspirado em acontecimentos reais que ocorreram no Arizona, o filme é um remake de um longa-metragem de 1957, passado no Velho Oeste, durante o século XIX.
Entre 2007 e 2008, a produção foi nomeada pelo American Film Institute como o maior filme western americano e 12º entre 100 maiores filmes americanos da história. Em 2012, uma pesquisa com críticos cinematográficos de diferentes países o elegeram como o 7º melhor filme de todos os tempos, segundo publicado pela revista Sight & Sound do British Film Institute.