EQST

Qual A Situaço Do Lixo Eletrnico No Brasil?

Qual a situação do lixo eletrônico no Brasil?

Para se ter uma ideia, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina. A estimativa é que o País gere cerca de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo que apenas 3% do lixo eletrônico brasileiro é reciclado ou descartado de maneira adequada.

Como produzimos lixo eletrônico?

O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio e metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo), que compõem aparelhos profissionais ou domésticos atualizados constantemente, como computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, ...

Porque o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico?

O Brasil é o mercado emergente que produz o maior volume de lixo eletrônico por pessoa a cada ano. ... Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas a ONU alerta agora para a explosão do fenômeno nos emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso.

Como é feito o descarte do lixo eletrônico no Brasil?

Há diferentes iniciativas criadas para auxiliar as pessoas a descartar o lixo eletrônico corretamente. A Abree tem em seu site um sistema para consulta de locais que recebem produtos eletrônicos e dão encaminhamento ambientalmente adequado. A associação conta com mais de 1,3 mil pontos de coleta.

Onde posso descartar o lixo eletrônico?

Cada um deles possui uma destinação específica para facilitar o processo de reciclagem. Saiba o que pode ser descartado. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos são instalados na maioria das vezes em supermercados, shoppings, parques e muito provavelmente terá um perto da sua casa ou do trabalho.

Onde podemos encontrar lixo eletrônico?

Uma empresa que faz o descarte correto para o e-lixo é a PARCS que é especializada na manufatura reversa de resíduos eletrônicos, você pode levar seu lixo eletrônico para a Parcs e, caso faça seu cadastro como empresa, descrevendo os resíduos eletro eletrônicos que deseja descartar, ela agenda a coleta sem custos.

Quanto lixo eletrônico uma pessoa produz?

De forma geral, o mundo gerou 53,6 mega toneladas de lixo eletrônico, uma média de 7,3 kg por pessoa. O total do lixo eletrônico gerado aumentou 9,2 mt desde 2014 e deve crescer para 74,7 mt em 2030.

Qual é o maior produtor de lixo eletrônico do mundo?

Segundo o relatório, o Brasil gerou mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas da China (10,1 milhões de toneladas), EUA (6,9 milhões de toneladas), Índia (3,2 milhões de toneladas) e Japão (2,5 milhões de toneladas).

Qual a quantidade de lixo eletrônico gerado por ano por cada brasileiro?

O brasileiro produziu 10,2 quilos de lixo eletrônico em 2019, na média, comparado a 7,4 quilos cinco anos antes. Os campeões mundiais nessa categoria são Noruega (26 quilos por habitante por ano), Reino Unido (23,9 quilos) e Suíça (23,4 quilos).

Qual o descarte correto do lixo eletrônico?

Cada um deles possui uma destinação específica para facilitar o processo de reciclagem. Saiba o que pode ser descartado. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos são instalados na maioria das vezes em supermercados, shoppings, parques e muito provavelmente terá um perto da sua casa ou do trabalho.

Como o lixo eletrônico deve ser descartado?

Isso porque, durante a sua decomposição, há formação de substâncias tóxicas que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente. Para fazer a sua parte, os itens que não têm mais utilidade podem ser entregues em postos de coleta ou nas lojas que comercializam produtos eletrônicos.

Onde posso jogar meu lixo eletrônico?

O importante aqui é que você entre em contato com a empresa de limpeza urbana da sua cidade ou pesquise na internet sobre o ponto de coleta de lixo eletrônico mais perto de você. Outra opção é se comunicar com a fabricante ou a empresa que vendeu o equipamento eletrônico que você quer jogar fora.