EQST

Qual A Relaço Entre A Igreja E O Barroco?

Qual a relação entre a Igreja e o barroco?

A conexão entre a arte barroca e religião Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.

Qual é a Igreja padrão do período barroco?

Dessa forma, o fazer artístico do período barroco foi se atrelando ao cristianismo católico e é por esse motivo que as maiores obras de arquitetura barroca são encontradas em igrejas, basílicas e monumentos cristãos.

Qual o objetivo da Igreja Católica em relação ao barroco?

Contexto histórico do Barroco Em 1545, a Igreja Católica iniciou a contrarreforma com objetivo de diminuir a fuga de seus seguidores, combater o protestantismo e retomar o poder que tinha perdido. ... Foi considerada uma arte religiosa com a proposta de difundir a fé católica por meio das produções artísticas do período.

Qual a relação entre a Igreja Católica Romana e o barroco?

Contexto Histórico. Em resposta à Reforma Protestante, a Igreja Católica deu início a um movimento chamado Contrarreforma. ... Nesse contexto surgiu o Barroco, que acabou se tornando um estilo que representava bem a tensão da oposição de ideias entre a razão e a fé vivida na época.

Qual foi a contribuição da arte barroca para a Igreja Católica no século XVII?

No Brasil a arte barroca permaneceu durante o período colonial e serviu para facilitar o doutrinamento católico além da decoração de igrejas. Na arquitetura destacam-se as inúmeras igrejas em várias regiões do país como, por exemplo, a Igreja de São Francisco em Salvador e a Igreja de Santo Antônio em Cairu.

O que é mais importante no estudo do barroco?

As principais tendências seguidas pelo barroco em Portugal foram os conceitos de conceptismo e cultismo. O cultismo era o responsável por atribuir aos textos literários uma linguagem culta, rebuscada, explorando o jogo de palavras e a ornamentação estilística.

Qual era o objetivo do movimento barroco?

Com a missão de resgatar as ideias teocêntricas e de conter a Reforma Protestante, o Barroco foi marcado pela estética extravagante. Sua arte possuía requinte e foi caracterizada pelo excesso de ornamentos e representações do divino. Dessa forma, se expandiu como uma arte eclesiástica.

Quais são as outras características do barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. ... Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.

Por quê Pode-se dizer que o barroco e uma escola de dualidades?

A arte barroca caracteriza-se por apresentar dualidades, conflitos, paradoxos e contrastes, que convivem tensamente na unidade da obra. ... A oposição entre Reforma e Contra-Reforma expressa, no plano religioso, os mesmos dilemas de que o Barroco se ocupa.

Por que se diz que a arte barroca teve valor educativo?

O valor educativo lançado à arte barroca é percebido na dinâmica dos elementos trabalhados em suas principais obras. A tensão entre o medieval e o renascentista pode ser observada no uso de imagens austeras combinadas com a sofisticação dos ornamentos.

Qual o objetivo principal da Contrarreforma proposta pela Igreja Católica e qual a contribuição da arte barroca para a concretização desse ideal?

Seu objetivo era combater a expansão protestante e retomar o poder por ela exercido anteriormente. A Contrarreforma instalou o Concílio de Trento e buscou reprimir toda manifestação que contrariasse as ordens da Igreja.

O que foi o Barroco e suas características?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.