Os lipídios são moléculas orgânicas importantíssimas aos seres vivos. ... Suas principais características são o que definimos como insolubilidade em solventes polares e solubilidade em solventes orgânicos (como o éter, álcool e clorofórmio).
Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir de ácidos graxos e álcool que desempenham importantes funções no organismo dos seres vivos. ... São chamados lipídios derivados as substâncias obtidas na sua maioria por hidrólise dos lipídios simples e compostos.
Conhecidos como gorduras e óleos Os lipídios, identificados como gorduras, são moléculas orgânicas geradas a partir da associação entre ácidos graxos e um álcool. Esses compostos são formados, essencialmente, por átomos de hidrogênio, carbono e oxigênio, mas também podem conter fósforo, nitrogênio e enxofre.
Os lipídios são os principais depósitos de energia. Constituem o combustível celular ideal, pois cada molécula carreia grandes quantidades de energia por unidade de peso. Podem ser encontrados livres nas células como reserva energética e são as moléculas mais eficientes como reserva energética.
A digestão de proteínas queima entre duas a três vezes mais calorias do que a dos carboidratos ou da gordura. Além disso, mesmo que toda caloria consumida (seja ela tirada de proteína, carboidrato ou gordura) possa ser estocada como gordura, o corpo estoca mais prontamente a energia obtida da gordura consumida.
Além da responsabilidade de liberar a glicose, o carboidrato disponibiliza energia para as células. Isso por se tratar da primeira fonte de energia celular e também por fazer manutenção glicêmica e metabólica para o perfeito funcionamento do corpo humano.
Os fosfolipídios e as proteínas são considerados os principais componentes moleculares de uma membrana plasmática. Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática.
Os glicerídeos são sintetizados a partir de um álcool chamado glicerol e três ácidos graxos, formando o triglicerídeo. Esse tipo de lipídio atua, principalmente, como reserva energética em animais e vegetais. ... Está presentes em óleos de sementes e vegetais ou em gorduras de proteínas de origem animal.
Reconhecimento celular: permite que as células se identifiquem mutuamente e se unam umas às outras para formar os tecidos, bem como rejeitando células diferentes. A diferença está nas moléculas de carboidrato que compõem o glicocálix de cada tipo de célula.