Sistema recomendado pela ABNT no qual as referências são apresentadas em ordem alfabética. Considera-se o sobrenome do autor e a data para ordenar as referências bibliográficas. Todas as obras consultadas são relacionadas ao final do texto da tese ou dissertação em ordem alfabética.
As referências dos documentos são ordenadas alfabeticamente pelo autor (pessoal ou institucional) e numeradas sequencialmente. Deve-se seguir a ordem cronológica crescente, caso haja mais de uma referência do mesmo autor.
Em ordem, os itens obrigatórios em uma referência bibliográfica são: autor, título da obra, local, editora e data de publicação.
As referências ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - consistem basicamente na indicação de autor(es), título, edição, local, editora e data de qualquer citação feita num texto, o que é obrigatório nos trabalhos acadêmicos.
Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.
Selecione o conteúdo escrito, e na opção “Início” vá até o ícone “Classificar”. Dê um clique e após abrir a caixa de diálogo selecione a opção “Classificar por parágrafos”. Mantenha no tipo “Texto” e selecione a ordem “Crescente”. Pronto!
Menthor
Quando um livro tiver mais de um autor, você deve seguir a mesma sequência acima, entretanto colocará apenas o nome do primeiro autor seguido da expressão et al., que vem do latim e significa “entre outros”.