A música tem um papel importante na educação infantil, pois é considerada uma fonte fundamental para o desenvolvimento humano, sendo que também auxilia a despertar habilidades criativas proporcionando que a criança crie e inove sempre que for desafiada, favorecendo assim a ampliação de diversas áreas do cérebro e da ...
2 – Movimentos corporais com músicas Quando for cantar com as crianças, estimule-as a fazer movimentos. A música dos dedinhos, por exemplo, pode ser cantada apontando para eles. É uma forma de ensinar ritmo, levar conteúdo e trabalhar a musicalização infantil.
Melhora da pronuncia e compreensão da língua Seja na língua nativa ou então no aprendizado de um novo idioma, a música tem o poder de fazer com que alunos melhorem as pronuncias das palavras e também compreendam melhor o que foi dito (ou cantado).
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
No contexto escolar a música tem a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando, pois ensina o indivíduo a ouvir e a escutar de maneira ativa e refletida. Conforme (TOURINHO, 1996, p. 107) “A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. ”
É na primeira infância que se aprende mais e melhor. A música funciona como um importante precursor no desenvolvimento das aptidões linguísticas da criança, assim como da sua inteligência, capacidade de expressão e da coordenação motora. ...
A linguagem musical deve ser um dos meios para alcançar o desenvolvimento da criança, a educação através das artes proporciona à criança a descoberta das linguagens e seu próprio potencial criativo, tornando-a mais capaz de criar, inventar e reinventar o mundo que a circunda.
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem escolar, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
Então continue acompanhando e conheça 5 profissões para quem gosta de música!
R$ 2.
Para além das áreas que já falamos – musicoterapia, luthieria – o site Mundo Educação aponta as outras áreas que um músico pode seguir:
Como ser músico?