A qualidade da matéria-prima é fundamental para se obter um produto final de boa qualidade. Além de influenciar nos custos das operações de preparo para o processamento, influi altamente no rendimento e conseqüentemente, terá reflexos no custo final do produto.
Alguns dos principais fatores que influenciam na localização das indústrias são: mão de obra disponível e a qualidade e valor delas; incentivos fiscais para pagar menos imposto naquela região; disponibilidade de matéria-prima; viabilidade logística de transporte; e possibilidade de instalação.
Resposta. Os principais fatores determinantes da localização das indústrias são: transporte, mão-de-obra, matéria-prima, energia, incentivos fiscais, entre outros.
O fatores que favorecem tal descentralização giram em torno da transferência de filiais de grandes empresas, ou a te mesmo a formação de novas, para o interior dos estados, ou para polos industriais como onda Amazônia.
Muitos fatores contribuem para que uma indústria seja instalada em uma determinada cidade, sendo alguns dos principais a infraestrutura local, a presença de mão de obra qualificada e as políticas fiscais adotadas por aquela região.
Fatores necessários para a instalação e o desenvolvimento de uma indústria:
Resposta. Explicação: As indústrias buscam os melhores fatores locacionais para a sua localização. As indústrias de consumo, por serem mais leves, possuem mais opções que as indústrias de base, que consomem grande quantidade de recursos naturais, o que limita a sua localização.
Resposta. As principais regiões industriais da França são as regiões de Paris, Lyon e Alsácia-Lorena. Paris, além da capital, é o principal centro financeiro, econômico e cultural do país.
Resposta: Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.
Dentre os países asiáticos, é dos que apresentam maior grau de industrialização, dispondo de algumas grandes áreas industriais, como a região de Bombaim, Calcutá, no leste, a de Punjab-Nova Délhi, no norte, e a Madras, no sul.
A atividade industrial na Europa está concentrada na Europa Ocidental, com destaques para o Reino Unido, França, Bélgica e Países Baixos.
Não há apenas uma classificação quanto à regionalização do continente europeu, mas para alguns estudiosos a Europa divide-se em quadro grandes regiões:
Atualmente, o país se destaca pela grande diversidade nas atividades indústrias, abrigando um moderno parque industrial com construtoras de automóveis, aviões e aerobarcos. Outros aspectos importantes são os centros financeiros, comerciais, portuário, turismo, além das indústrias têxteis, química e petroquímica.
Na região ocidental, sobretudo França e Reino Unido encontramos uma das áreas industriais mais desenvolvidas do mundo, pois é muito abundante a produção de recursos energéticos, indispensável para tocar a industrialização.
De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, pode-se dividir a Europa em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional.
Seus setores industriais chave são: telecomunicações, eletrônicos, automobilístico, aeroespacial e armamentício. O setor terciário representa cerca de 70,2% do PIB francês e emprega 78% da população ativa.
→ Europa Meridional: corresponde à área de países que se encontram ao Sul do continente europeu e são banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Portugal, Espanha, Vaticano e Turquia.
A Europa setentrional é formada por oito países: Estônia, Letônia, Lituânia, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia.
a) O território europeu está localizado, em sua maior parte, na zona climática temperada do Norte, entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. b) Com área de aproximadamente 10 milhões de quilômetros quadrados, a Europa possui a maior extensão territorial entre todos os continentes.
Mapa físico da Europa Localizado no Hemisfério norte (acima da linha do Equador), o continente europeu faz limites com as seguintes áreas: Norte: Oceano Glacial Ártico e Mar do Norte. Sul: Mar Mediterrâneo. Leste: Montes Urais, fronteira natural com a Ásia.
continente africano
a Ásia
A Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico.