EQST

Qual A Funço Do Fsforo Remanescente?

Qual a função do fósforo remanescente?

O fósforo remanescente é um índice da capacidade de retenção de P pelo solo. Quanto maior a capacidade de retenção, menor será o valor do P-rem, e se relaciona com o teor de argila. O aumento da adsorção de fosfatos, em relação à textura do solo, verifica-se nesta ordem: argila>silte>areia fina>areia grossa.

O que é P remanescente?

O fósforo remanescente (Prem) consiste no P que se encontra em equilíbrio na solução do solo em relação à concentração de P que foi adicionado ao solo, tendo uma relação com o tempo de contato (DONAGEMMA et al., 2008).

Como calcular o fósforo remanescente?

Para se definir as classes de interpretação da disponibilidade do fósforo, dentro de cada classe do P-Rrem, basta estratificar o Valor do P-relativo (PR), que é o teor de fósforo em relação ao seu nível crítico, ou seja: PR = 100 x. P / NiCri P.

Quanto maior o valor do P remanescente maior a fixação de P no solo?

A determinação do fósforo remanescente auxilia na interpretação da análise de solo. ... Quanto menor for o valor de fósforo, maior será a sua fixação no solo e maior a necessidade de calcário.

Como liberar o fósforo retido no solo?

A aplicação de calcário é uma maneira de melhorar a indisponibilidade (Figura 2). Figura 2 - Dinâmica do fósforo no solo. Os íons (OH-) gerados pelo calcário tomam o lugar dos íons de fósforo fixado liberando-os para a solução do solo. Este é um dos maiores benefícios indiretos da calagem.

O que é fósforo mehlich?

O método de Mehlich 1 (ácido clorídrico + ácido sulfúrico) utiliza um extrator fortemente ácido, dessa forma, esse método pode extrair o fósforo ligado ao cálcio, que não está disponível para as plantas.

Qual o nível ideal de fósforo no solo?

Os autores Vitti e Mazza fizeram uma recomendação de fosfatagem para quando a análise de solo para quantificação de fósforo for por resina. Assim, eles recomendam a fosfatagem quando: CTC menor que 60 mmolc/dm³ (6 cmolc/dm-3 ) ou. Argila menor que 30% e P resina menor ou igual 15 mg/dm3.

Qual é a composição do adubo superfosfato simples?

Superfosfato simples (SPS): composto por 18% a 21% de P, além de 16% de Ca e de 10% a 12% de enxofre (S). É o fertilizante fosfatado que apresenta a maior amplitude de oferta e tem como diferencial a presença de enxofre na forma de sulfato de cálcio.

Qual é a relação que existe entre o pH é a disponibilidade de fósforo no solo?

A disponibilidade do fósforo no solo depende muito do valor de pH. A maior reposição ocorre a um valor de pH entre 6 e 7. O perigo da fixação de fósforo é maior com um pH mais elevado do solo. ... O aumento da acidez no solo resulta no desenvolvimento do fosfato de alumínio e ferro.

O que o fósforo faz no solo?

O fósforo (P) é considerado um nutriente de baixa mobilidade no solo, compor- tamento atribuído à sua “fixação” pelos minerais da argila, e esse elemento tem presença relevante nos solos tropicais que apresentam elevados teores de óxi- dos de ferro e de alumínio – com os quais o P tem grande afinidade.

Porque o fósforo fica retido no solo?

A retenção do fósforo, dependendo do pH do solo, pode ocorrer devido à adsorção/precipitação do elemento no solo com íons de ferro, alumínio e cálcio. ... Em solos que apresentam pH mais altos a adsorção é maior pode ser realizada pelo cálcio.

O que é método mehlich?

O método de Mehlich 1 (ácido clorídrico + ácido sulfúrico) utiliza um extrator fortemente ácido, dessa forma, esse método pode extrair o fósforo ligado ao cálcio, que não está disponível para as plantas.

Como se extrai o fósforo?

A maioria dos fertilizantes fosfatados produzidos e consumidos no país é obtida através da solubilização, por ácido sulfúrico, de concentrados. Essa rota tradicional para extração do fósforo da rocha e processamento do ácido fosfórico por via úmida é chamada de Wet Phosphoric Acid.

Como aplicar fósforo no solo?

Dessa maneira, a disponibilização de P deve ser feita em solos com o pH em torno de 5,5 a 6,5. Assim, para suprir a quantidade de fósforo nas plantas, é recomendável a aplicação na semeadura e/ou plantio. É preciso posicionar essa adubação ao lado da semente ou abaixo da mesma, chamada também de aplicação de arranque.

Como calcular o teor de fósforo no solo?

Vamos usar uma média de 20% de fósforo assimilável pela planta. Se queremos elevar o teor de fósforo do solo para 12 mg/dm3, existe um déficit de 8 mg/dm³ (12-4). Então, 8 mg/dm³ de P x 2 = 16 kg de P/ha.

Qual o NPK do superfosfato simples?

O adubo mineral NPK 4-14-8, fornece 4% de nitrogênio, 14% de fósforo e 8% de potássio, portanto a formulação 4-30-16 possui 4% de nitrogênio, 30% de fósforo e 16% de potássio....Mais 7 colunas

Como o pH influencia a disponibilidade de fósforo?

Efeito do pH na disponibilidade de P A disponibilidade do fósforo no solo depende muito do valor de pH. A maior reposição ocorre a um valor de pH entre 6 e 7. ... O aumento da acidez no solo resulta no desenvolvimento do fosfato de alumínio e ferro. A disponibilidade do fósforo pode ser melhorada com a calagem do solo.

Como a calagem pode interferir na dinâmica do fósforo no solo?

O Al e, ou, Fe em solução podem causar precipitação de fosfatos adicionados ao solo. A calagem, elevando o pH do solo pela produção de hidroxilas, promove a precipitação de Fe e de Al trocáveis, reduzindo a precipitação de P com esses dois metais.

Como o fósforo age no solo?

O fósforo (P) é considerado um nutriente de baixa mobilidade no solo, compor- tamento atribuído à sua “fixação” pelos minerais da argila, e esse elemento tem presença relevante nos solos tropicais que apresentam elevados teores de óxi- dos de ferro e de alumínio – com os quais o P tem grande afinidade.