A raça é uma população com caracteristicas diferentes e que faz parte de uma mesma espécie. A espécie é um grupo natural que tem a reprodução isolada de outros grupos semelhantes.
Raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, como as suas características físicas. ... Raça humana é normalmente uma classificação de ordem social, onde a cor da pele e origem social ganham sentidos, valores e significados distintos.
Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. Diferença entre raça e etnia, é que é que raça está relacionada com a vertente biológica e etnia corresponde a fatores culturais, como a nacionalidade, religião, língua e as tradições.
O conceito sociológico consiste em um estudo nas bases dos movimentos e costumes de uma determinada sociedade, que fazem com que o ser humano adquira e manifeste a sua cultura. ... O conceito de raça, diz respeito à etinia, à origem de um povo, sua cor e todos os apectos físicos que a definem.
Pode-se apontar que a partir da obra do sociólogo Gilberto Freyre tem-se que o mesmo abordou a temática racial, de modo a promover a superação do conceito de raça por meio do conceito de cultura.
A etnicidade é a consciência de estar em uma etnia, e a identidade é o conjunto de características que o diferencia das demais pessoas.
Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. ... A diferença entre raça e etnia, é que é que raça está relacionada com a vertente biológica e etnia corresponde a fatores culturais, como a nacionalidade, religião, língua e as tradições.
A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal, a Religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.
Etnia: Grupo de pessoas com características físicas e históricas em comum . Povo: Grupo de pessoas com um um ponto em comum , povo brasileiro , povo pobre ,povo rico . Nação: Grupo de pessoas com ideias,idolos e símbolos em comum,brasileiro, temos como a mesma bandeira ,o mesmo hino , e quase os mesmo idolos.
Segundo o IBGE, a população predominante brasileira é branca, seguida da parda e logo em seguida da preta*, conforme tabela abaixo. A pesquisa é realizada mediante o que o entrevistado responde, ou seja, se ele se considera branco, pardo, preto, etc. Esses dados são polêmicos e muitos estudiosos os contestam.
Os diferentes fototipos de pele são classificados em seis níveis, de acordo com a Classificação de Fitzpatrick....Os seis fototipos de pele são:
Branco, preto, pardo, amarelo e indígena. Essas são as cinco categorias de pertencimento racial com a qual estamos acostumados a nos identificar em censos, questionários e formulários pelo Brasil afora.
O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. ... Se fôssemos uma pequena comunidade de 100 pessoas, 45 brasileiros se declarariam como brancos, 45 como pardos, 9 como pretos e, aproximadamente, 1 brasileiro se declararia como amarelo ou indígena.
A cor da nossa pele é determinada pela melanina – substância produzida pelo nosso organismo. A quantidade que temos do pigmento determina se nossa pele será branca, ruiva, amarela, morena ou negra, e também qual será a cor dos olhos e do cabelo.
A cor da pele humana resulta de uma relação estabelecida entre vários genes. Trata-se de uma herança complexa que determina uma série de fenótipos (expressão do genótipo mais a interação do ambiente), que vão desde uma pele muito clara até uma pele muito escura, com vários fenótipos intermediários.
Contém outras cores em sua composição, além disso a cor base ser o marrom. Todas as peles negras são de algum tipo de tom marrom, variando de um marrom-dourado a um marrom-azulado muito escuro. As peles mais escuras contêm um fundo avermelhado, esverdeado ou azulado.