O shoyu é um tradicional molho de soja japonês, utilizado para temperar e dar sabor a diferentes pratos. Feito principalmente da soja, o shoyu é um molho de cor escura e que no Brasil possui algumas particularidades. Então, é preciso se atentar ao rótulo para escolher o melhor!
Use um prato pequeno e plano para cheirar o molho shoyu. Aproxime o nariz do prato que contém o molho shoyu e inspire lentamente pelo nariz. Dentro do aroma do Molho Shoyu Kikkoman, criado durante o processo de fermentação, você poderá perceber uma variedade de aromas mesclados, incluindo os que possuem aromas doces e saborosos. Em contrapartida, ao cheirar os diversos molhos de soja produzidos através de processo químico e os que contêm aditivos, sentimos um cheiro forte que penetra nas narinas.
Acreditamos que vale a troca da versão tradicional pela versão light do molho shoyo, sempre lembrando de controlar seu consumo, afinal ambas as versões contém muito sódio. É importante lembrar também que pessoas com pressão alta ou alérgicas a soja não devem consumir shoyo, pois ele pode causar problemas de saúde.
Outro ponto positivo é que o preço desse shoyu light também não é tão alto, acessível para aqueles que precisam controlar o consumo de sal na dieta. Se esse é o seu caso, vale a pena investir nessa opção, disponível em 150 ou 250 ml. Nos links você encontra a embalagem com 250 ml.
O shoyu é um tradicional molho japonês, feito com água, soja, trigo e sal. Ele é conhecido como molho de soja, que é o ingrediente principal. Tradicionalmente, é produzido pela fermentação da soja e do trigo em salmoura, por meses, utilizando o koji, composto pelo fungo Aspergillus.
O shoyu Tradicional da Hinomoto é um molho com bastante sal na composição. O ingrediente está presente em maior quantidade do que a soja, o que indica que a receita não é tão tradicional quanto os molhos japoneses clássicos. No entanto, essa é uma opção para temperar pequenas porções.
Mesmo com tanta qualidade, esse shoyu light é comercializado por um preço bem competitivo. Entretanto, diante outras opções de shoyu light, o Mrs Taste é mais barato. Alguns ingredientes utilizados são nobres, como o sal rosa do Himalaia.
Antes de escolher o melhor molho shoyu, confira os componentes na tabela nutricional que fica no rótulo. A maioria dos produtos possui entre 0,3 a 1,8 g de carboidratos. Outros contam com proteínas na formulação. Se você está em uma dieta restritiva, confira se os valores estão adequados.
We use cookies and other tracking technologies to improve your browsing experience on our site, show personalized content and targeted ads, analyze site traffic, and understand where our audiences come from. To learn more or opt-out, read our Cookie Policy. Please also read our Privacy Notice and Terms of Use, which became effective December 20, 2019.
Quem está preocupado com a ingestão de sal, cloreto de sódio, pode escolher um shoyu light, que tem como característica a formulação com menos sódio. Em geral, o shoyu light é feito da maneira tradicional e o sódio é retirado na fase final do processo de fabricação.
O molho shoyu Kikkoman é feito pelo processo “honjozo”, e para os nossos produtos, que são fabricados e vendidos nos Estados Unidos, consta como “Fabricado Tradicionalmente” na indicaç ão do rótulo. Esta é a prova de que o produto foi feito de acordo com o processo de fermentação estipulado pela lei japonesa, transmitido de geração em geração, e que tem um longo histórico de aceitação mundial.
Consumidores dizem que, em pratos com carnes, ou para temperar sushis e sashimis, o shoyu Hinomoto é bem saboroso. Esse é um molho shoyu com preço baixo, ainda assim existem opções melhores e mais baratas. Por conta dos aditivos, não é uma opção para quem busca algo mais natural!
Débora Campos aproveitou sua formação em publicidade e em gastronomia para empreender e comandar o Viverdequê, um projeto que tem o intuito de facilitar a vida de quem quer ter uma alimentação saudável. Além de criar conteúdo no YouTube com receitas fáceis, rápidas e saborosas, e ministrar cursos relacionados a uma boa alimentação. Também é a idealizadora do VegExperience, um festival de comida vegetariana que envolve os melhores restaurantes de Belo Horizonte todos os anos desde 2017. Em suas redes sociais oferece aulas e e-books gratuitos sobre alimentação saudável. Conheça mais sobre a Débora no Instagram, Facebook e Youtube.
Sem dúvidas esse é o mais tradicional molho shoyu japonês disponível no mercado brasileiro. A Kikkoman possui literalmente séculos de tradição na fabricação de shoyu, então você pode confiar na qualidade desse tempero. Entretanto, essa versão conta com açúcar, corante e conservantes.
Muito se fala dos malefícios do excesso de sódio para o nosso organismo, mas será que vale mesmo a pena substituir alimentos tradicionais pela sua versão light? Hoje vamos falar do caso do molho shoyo, demonizado pela quantidade de sódio em sua composição.
Todo shoyu da Azuma possui um diferencial relevante, já que é uma opção mais barata e feita com ingredientes nobres. Assim como os demais tipos de shoyu da marca, o light possui trigo na composição. O molho de soja com trigo oferece um sabor mais clássico e similar aos originais molhos japoneses.
Esse shoyu Kikkoman conta com ingredientes como açúcar e álcool, para conferir um sabor marcante ao molho. Na formulação, conta somente com o aditivo de regulação de acidez. Ele também possui 0,9 g de proteínas a cada colher de sopa.
O shoyu Daimaru é muito popular entre os que entendem desse tempero. No Brasil, ele é a melhor opção para aqueles que querem experimentar um gosto mais puro do shoyu, sem gastar tanto. As garrafas de 500 ml e 900 ml são comercializadas por preços bem baixos diante a qualidade oferecida!
O Zero Sódio da Nutricare é a melhor escolha para quem está procurando um tempero gostoso, mas sem sal. Aqueles que têm restrições alimentares, pois precisam cuidar da saúde, irão amar esse shoyu da Nutricare. É 100% sem sódio porque utiliza cloreto de potássio como ingrediente.
Na versão light do shoyo, não só a quantidade de sódio é consideravelmente reduzida, como também as calorias, carboidratos e proteínas. O shoyo não deve ser considerado fonte de nutrientes e sim um tchã a mais como molho para alguns pratos, por isso a diminuição dos demais nutrientes que não o sódio não nos causa problemas.
A Mrs Taste é uma fabricante norte-americana que possui diversos tipos de molhos no portfólio. Este molho de soja da marca possui um grande diferencial se comparado a outros molhos similares. Conta com 76% menos sódio do que marcas tradicionais no mercado.
Com sabor marcante e intenso, o molho shoyo é popular nos restaurantes japoneses. Ele acompanha o sashimi, tempera os yakisobas e rega diversas receitas cozidas, como o lámen.
Quanto ao sabor, o shoyo light é apenas menos salgado, mas nada muda quanto a consistência e diferença que ele faz nos pratos. Para muitos a versão mais suave do molho shoyo é inclusive mais agradável ao paladar que sua versão original.