Existem três tipos de neurônios: neurônios sensitivos (aferentes), que levam o estímulo dos receptores ao sistema nervoso central, neurônios motores (eferentes), que levam o estímulo do sistema nervoso central aos órgãos executores, e neurônios associativos, que ligam os neurônios motores aos sensitivos e aparecem no ...
Os neurônios sensoriais levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso, por meio dos receptores de estímulos (sejam eles mecânicos ou químicos). Os interneurônios, grupo de neurônios mais numeroso, transmitem o sinal dos neurônios sensoriais ao sistema nervoso central.
Bainha de mielina. Nos axônios de maior diâmetro, a célula envoltória forma dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio. Ao conjunto dessas dobras múltiplas denomina-se bainha de mielina e as fibras são chamadas de fibras nervosas mielínicas. Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso.
Sua função é de proteger o axônio. Além disso, ela também acelera a velocidade da condução do impulso nervoso. A bainha de mielina não é contínua, pois ela apresenta intervalos reguladores, formando os nódulos de Ranvier.
As fibras nervosas do cérebro estão envolvidas por uma membrana isoladora de múltiplas camadas, denominada bainha de mielina. ... A bainha de mielina permite a condução dos impulsos elétricos ao longo da fibra nervosa com velocidade e precisão.
O axônio possui uma espécie de capinha de gordura chamada Bainha de Mielina. Ela tem a função isolante, isto é, de não deixar essa carga elétrica (o impulso nervoso) sair do axônio enquanto é conduzido de um local para outro.
Gliócitos. Os gliócitos ou células da glia fazem parte do tecido nervoso com a função de envolver, proteger e nutrir os neurônios. Recentemente descobriu que essas células também tem a capacidade de estabelecer conexão umas com as outras.
As células da glia, também chamadas gliócitos ou neuróglias, podem ser de dois tipos: microglias ou macroglias. Além de fornecer nutrientes, proteção e ajudar na sustentação do tecido nervoso, possuem outras importantes funções, como a modulação dos impulsos elétricos.
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Um neurônio faz sinapses com diversos outros neurônios.
As células da glia ou gliócitos são células que, junto com os neurônios, constituem o sistema nervoso. ... São responsáveis pela sustentação, proteção e nutrição dos neurônios.
INTRODUÇÃO: No sistema nervoso central a comunicação entre neurônios se realiza através de estruturas denominadas sinapses: elétricas ou químicas. As sinapses elétricas são formadas pela aproximação das membranas plasmáticas de dois neurônios formando estruturas chamadas junções comunicantes (gap junctions, do inglês).
Os IMPULSO ELÉTRICOS são gerados no corpo celular e dendritos e depois propagados para o axônio. Na sinapse elétrica o trânsito de íons por junções especializadas entre as células permite a passagem do potencial de ação de uma célula para outra.