A Constituição Federal do Brasil determina que os três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, embora independentes, funcionem harmoniosamente. O Poder Executivo tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas legislações segundo a necessidade do Estado e do povo.
Em sua obra O Príncipe, defendeu a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo. ... Ele é, de fato, considerado o "pai da moderna teoria política". Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas.
O Estado pode ser compreendido como sendo uma sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados os quais buscam objetivos em comum, que por sua vez estão relacionados as ações realizadas pelas pessoas com finalidades em comum, como por exemplo o desejo de desenvolver-se melhor no trabalho.
As funções do Estadosão tradicionalmente classificadas em executiva (ou administrativa), legislativa e judicial, segundo a concepção de Estado de Montesquieu (1689-1755), expresso na clássica obra O Espírito das Leis (1748).
Segundo a teoria da separação de poderes, o Estado, na atuação de seu poder, exerce três funções distintas, quais sejam, a função legislativa, a função executiva e a função jurisdicional.
Os direitos individuais são limitados em prol da sociedade. O estado contemporâneo tem função eminentemente social, é o Estado das Prestações. O estado tem como função precípua zelar pelo bem estar social, para tanto destina parte do produto nacional bruto para tal.
Pode-se dizer que o Estado, como sociedade política, existe para realizar a segurança, a justiça e o bem-estar econômico e social, os quais constituem os seus fins. A segurança, como fim do Estado, pode ser individual e coletiva. ... O bem-estar econômico e social é outra finalidade do Estado.
Da mesma forma, constata-se que o Estado representa o interesse de seus cidadãos, devendo combater os interesses diversos que possam comprometer sua ordem. Conclui-se, portanto, que o Estado é imprescindível para o homem na sua convivência social.
Pela teoria ética dos fins expansivos, afirma-se que o Estado seria a fonte única e incontestável dos conceitos da moral e dos bons costumes, sendo punível qualquer ato que não se enquadre nos padrões oficialmente estabelecidos. Desnecessário dizer que ambas as teorias levam, fatalmente, à figura do Estado totalitário.
Estados perfeitos são aqueles que possuem plenamente os três elementos do Estado: soberania, território e povo. Eles podem ser classificados em simples e compostos. ... O Estado unitário é marcado pela descentralização política, administrativa, jurídica e pela divisão de competência entre os entes que o compõem.