15 Jogos populares que ensinam e as crianças adoram
Jogos de Tabuleiro: uma forma lúdica de ensinar e aprender, bem como apresenta e possibilita uma reflexão sobre a aplicação prática dos jogos. Este projeto foi implementado com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio Profissionalizante - Normal do Colégio Estadual Arnaldo Busato (EFMPN) de Coronel Vivida, Paraná.
Quanto a diferença entre os jogos de tabuleiro e os jogos eletrônicos, a empresa aposta no contato físico. “A grande diferença é a interação, por mais que exista a virtual, as pessoas acabam não sentindo e não vendo a presença da pessoa.
Alguns exemplos típicos de Jogos de Tabuleiro são: xadrez, dama, gamão, banco imobiliário, jogo da velha, ludo, mancalas, trilha, go. Provavelmente essa família de jogos teve origem no início das civilizações Egípcia e Suméria. Tabuleiros parecidos com os de hoje foram encontrados em escavações arqueológicas.
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.
Na América, o Jogo da Onça era parte da cultura de algumas tribos indígenas brasileiras. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.