Vejamos agora os elementos principais da hipérbole:
O eixo vertical - que é a reta de equação x=0 - e o eixo horizontal - que é a reta de equação y=0 - são denominadas assíntotas ao gráfico da função. São retas das quais o gráfico se aproxima indefinidamente, sem nunca encostar.
Exemplos de hipérbole usados no dia a dia Morri de rir com a história que ela me contou. Meu Deus, essa caixa pesa uma tonelada, não a consigo carregar sozinha! Já te disse um milhão de vezes que não gosto disso. Há séculos que estou esperando por esse dia!
Hipérbole ou auxese é a figura de linguagem que ocorre quando há exagero propositado em um conceito para definir algo de forma dramática, transmitindo uma ideia aumentada do autêntico. Em termos simplificados, a hipérbole consiste na expressão evidentemente exagerada de uma ideia.
A hipérbole é uma figura de linguagem muito comum utilizada para passar uma ideia de intensidade por meio de expressões exageradas intencionalmente.
A personificação é uma das figuras de linguagem classificadas como figura de pensamento. Muito presente na literatura, ela utiliza de características humanas (seres animados) para atribuir sentimentos, qualidades e ações aos seres irracionais e objetos inanimados.
Hipérbole é uma figura de linguagem que engrandece, exagera uma ideia. É uma figura de pensamento, ligada à compreensão do texto. Quando uma mensagem é transmitida de forma exagerada, para mais ou para menos, é considerada uma hibérbole.
a) Por que o título pode ser considerado uma hipérbole? Porque é constituído de uma expressão exagerada.
Resposta: Por ser uma frase exagerada. Aos amigos do jovem. Não, pois é exageros, há muitas coisas boas no mundo, mas isso vai de cada um.