Ditado Popular do Folclore Brasileiro
Os provérbios são ditados populares passados de geração por geração. Os ditados populares, ou provérbios, são sentenças curtas transmitidas de geração para geração que possuem como objetivo passar algum tipo de ensinamento ou reflexão para as pessoas.
Provérbios são poéticos e podem ser traduzidos em diversos idiomas, por isso são ditos em diferentes países. Quase sempre consegue-se identificar o autor do provérbio. Quando este começa a ser muito repetido passa a ser considerado um ditado popular. Os ditados possuem, na maioria das vezes, expressões regionais.
Provérbio é o nome dado às curtas frases de “efeito”, geralmente com origem e proliferação no senso comum, que tem em seu significado denotativo algo ligado a realidade ou uma regra moral/social. O provérbio é a frase dada no enunciado: “Pois viver é falar de corda em casa de enforcado”.
Um provérbio (em latim: proverbium) é um ditado simples, concreto, tradicional, que expressa uma verdade baseada no senso comum ou experiência. Provérbios são frequentemente metafóricos. Alguns provérbios existem em mais de um idioma porque as pessoas os emprestam de línguas e culturas semelhantes às deles.
Significado de Provérbio [Cristianismo] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou aconselhar; pensamento. ... Refere-se ao livro bíblico, Livro dos Provérbios, do Antigo Testamento, cujos textos têm o propósito de educar ou aconselhar. Etimologia (origem da palavra provérbio). Do latim proverbium.