Estrutura das Epopeias Invocação: momento de invocação para que as divindades auxiliem o herói da epopeia. Dedicatória: parte em que é a epopeia é dedicado a alguém. Narração: parte mais longa da epopeia, onde estão relatadas todos os feitos do herói. Epílogo: encerramento da narrativa.
O gênero épico é um texto literário que apresenta aventuras heroicas e eloquentes baseadas na história cultural dos povos. O narrador épico pode construir a narrativa tanto em versos quanto em prosa. E quando o texto épico é escrito em versos chama-se versos épicos e quando escrito em prosa chama-se de narrativa épica.
Resposta. Resposta: Epopeia: extenso poema épico, dividido em proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo.
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. ... No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa.
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Características do gênero dramático Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.
Elementos de um texto dramático
Auto (do latim actu = ação, ato) é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora.
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários. No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.
Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. ... Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.
Contudo, são esses elementos que constituem o atrativo do texto literário: a escrita diferenciada, o trabalho com a palavra, seu aspecto conotativo, seus enigmas. Sem dúvida, a literatura apresenta-se como o instrumento artístico de análise de mundo e de compreensão do homem.
As principais características da literatura contemporânea são: Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana.
Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
Características dos textos