EQST

Quais So Os 4 Perodos Da Histria Da Grcia Antiga?

Quais são os 4 períodos da história da Grécia antiga?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Quais são os cinco períodos da Grécia Antiga?

A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...

Quantos e quais são os períodos que dividem a Grécia do século XX ao século IV AC?

Além desse período considerado como inicial, os historiadores dividem ainda a existência da civilização da Grécia Antiga em mais quatro períodos: Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.; Homérico – do século XII ao século VIII a.C.; Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.; Clássico – do século V ao século IV ...

Quais as características da fase arcaica?

Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. ... - Intensificação do comercio marítimo grego no Mediterrâneo.

Quais são as principais fases da história grega?

A história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos:
  • Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.)
  • Homérico (séculos XII - VIII a.C.)
  • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.)
  • Clássico (séculos V - IV a.C.)
1 de jul. de 2020

Quais são os 4 períodos que se estende do século XX ao século IV AC?

Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) • Homérico (séculos XII - VIII a.C.) • Arcaico (séculos VIII - VI a.C.) • Clássico (séculos V - IV a.C.) Período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.) O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico.

Quais as duas principais cidades do Período Arcaico e quais as suas características?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Quais são as principais características do período helenístico?

Uma das principais características da cultura helenística foi a fusão entre a tradição grega e a cultura oriental que se expandiu e dominou várias regiões ao redor do mundo, sendo bastante influente na arte, na filosofia, nas ciências e na astronomia.

Qual é a 1ª fase da história da Grécia *?

A periodização da história da Grécia é a seguinte: Período Pré-Homérico (2000-1100 a.C.), Período Homérico (1100-800 a.C.), Período Arcaico (800-500 a.C.), Período Clássico (500-338 a.C.) e Período Helenístico (338-136 a.C.).

Quais são os períodos gregos que caracterizam sua história defina os?

A importância da civilização Grega A história da civilização grega é dividida em 5 períodos, pois foi assim que os historiadores acharam mais conveniente revelar um período que durou mais de 2.000 anos. Os períodos foram: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Quais são as duas características da religião da Grécia Antiga?

Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.

Quais as principais características da música na Grécia Antiga?

As descrições sugerem que a música grega era basicamente monódica, e no máximo heterofônica. É uma asserção geralmente aceita a de que a harmonia, como hoje é entendida — uma organização do tecido sonoro em camadas com várias notas soando simultâneas em acordes — é invenção mais recente, datando da Idade Média.

Quais foram as cidades gregas que mais se destacaram no período clássico?

Nesta época temos a existência de várias cidades-Estado, entre as quais damos especial destaque à Esparta, Atenas e Tessália. Essas cidades ganhavam esse nome, cidade-estado, pois cada uma delas tinha autonomia política para criar sua própria forma de governo.

O que é período homérico?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga. Cada pólis representava um Estado independente e por isso elas são chamadas de cidades-estado. ...

Quais os acontecimentos do período arcaico?

Estudos apontam que nesse período existiam mais de cem cidades-estados na Grécia Antiga. Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações. Surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários de terra.

Qual é o principal acontecimento do período arcaico?

Um dos fenômenos mais importantes do Período Arcaico foi o da colonização, que espalhou os gregos um pouco por toda a área costeira da bacia do mar Mediterrâneo e do mar Negro. Os motivos que geraram estes fenômenos foram variados.