Alguns exemplos são as queimas de madeira, papel, gasolina, entre outros. Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
Verificado por especialistas. No caso podemos afirmar que a entalpia de formação do etanol será de -326 Kcal / mol, caracterizando assim uma reação exotérmica.
Resumindo: a variação de entalpia de uma reação é dada por ΔH = ΔHp – ΔHr, e este cálculo é aplicado quando se sabe as variações de entalpias dos produtos (ΔHp) e dos reagentes (ΔHr).
Para que isso aconteça, as ligações entre os átomos dos reagentes devem ser rompidas, o que acontece por meio de absorção de energia....ΔH = Σr - Σp
Entalpia de ligação⇒ é a variação de entalpia que equivale na quebra de 1 mol de uma determinada ligação química, ou seja supondo que todas substâncias se encontram no estado gasoso de 1 atm.
O que é energia de ligação? Trata-se da energia envolvida na quebra ou formação de ligações entre átomos de uma molécula.
Pela definição de ordem de ligação, uma ligação covalente simples é de ordem um, uma ligação covalente dupla é de ordem dois e uma ligação covalente tripla é de ordem três. Quanto maior for a ordem de ligação, maior será a energia de ligação e consequentemente menor será o comprimento de ligação.
Ligações de hidrogênio e forças de London As ligações covalentes e iônicas são tipicamente consideradas ligações fortes. Entretanto, outros tipos de ligações mais temporárias podem também se formar entre átomos ou moléculas como o DNA e proteínas.
Ligações iônicas são um tipo de ligação química baseada na atração eletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal tem uma grande tendência a perder elétron(s), formando um íon positivo ou cátion.