EQST

Quais So As Funçes Dos Lquidos Cavitrios?

Quais são as funções dos líquidos cavitários?

Estes líquidos fisiológicos possuem a função de lubrificar as membranas e órgãos, facilitando assim a movimentação, eliminar catabólitos e fornecem nutrientes (FILHO, 2011).

O que significa derrames cavitários?

O derrame cavitário é o acúmulo de líquido entre duas membranas que normalmente estão coladas, mas acabam separadas pelo líquido. O derrame é chamado pleural quando ocorre nas membranas do pulmão. O pericárdico se refere ao coração.

Qual a quantidade de líquido Cavitário deve ser coletado para a realização de exames?

O volume ideal é cerca de 2 a 3 mL. Com esse mesmo frasco pode ser realizado os exames bacteriológico e bacterioscópico; Caso sejam solicitados outros exames, como ADA, cultura para fungos, cultura para micobactérias, etc., enviar um frasco extra de material, preferencialmente sem aditivo.

O que é efusão Quilosa?

Uma proporção colesterol/triglicerídeos (C:T) inferior a 1 geralmente é considerada característica de efusão quilosa [5]. À citologia, corada pelo panótico rápido, o esfregaço apresenta hemácias, muitos linfócitos pequenos predominantes (característica da efusão quilosa) e macrófagos reativos [6].

Qual o mecanismo da efusão derrame?

Ocorre na maioria dos casos, como resultado de extravasamento de fluido dos vasos linfáticos, devido ao aumento da pressão hidrostática capilar e /ou obstrução do sistema linfático, permitindo a passagem de fluido com alta concentração de proteína para dentro da cavidade.

O que é derrame na bursa?

O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota. Popularmente é chamado de 'água no joelho'.

Quais são os exames laboratoriais realizados com o líquido pleural?

Se o paciente tiver derrame pleural exsudativo, as seguintes provas devem ser solicitadas: glicose, amilase, contagem celular diferencial, estudos microbiológicos e citologia.

Como acontece o Transudato?

Transudato é caracterizado pela baixa quantidade proteínas. Sua causa é pelo aumento da pressão hidrostática ou redução das proteínas plasmáticas. As possíveis causas são insuficiência cardíaca, renal e hepática. Ele é o oposto do exsudato por não ser decorrente de um processo inflamatório.

Qual diferença entre exsudato e Transudato?

Os transudatos originam-se do aumento da pressão hidrostática ou diminuição da pressão oncótica. Geralmente indicam que as membranas pleurais não estão afetadas. Os exsudatos formam-se devido a vazamento de líquido e proteínas ao longo de uma membrana capilar alterada com aumento da permeabilidade.

Qual o significado efusão?

1. Derramamento. 2. [Figurado] Expansão; demonstrações de afecto , de alegria, de agrado, etc.

O que é efusão peritoneal?

Efusão é o acúmulo anormal ou aumentado de líquido em qualquer cavidade revestida por células mesoteliais (ex: cavidades pleural e abdominal). Animais com aumento de líquido na cavidade abdominal são comuns na prática veterinária.

Por que a concentração de proteína do fluido de efusão é utilizada juntamente com a contagem total de células nucleadas?

A determinação da concentração de proteínas em líquidos peritoneais é utilizada, juntamente com a contagem total células nucleadas, para a classificação das efusões e para estimar a severidade das inflamações (COWELL et al., 1999).

O que é derrame articular no pé?

O derrame articular consiste no acúmulo de líquido em uma articulação do corpo, provocado por pancadas, quedas, infecções ou doenças articulares crônicas, como artrite reumatoide ou gota.