As duas artérias coronárias mais importantes são a coronária direita e a coronária esquerda - esta última se divide (mais freqüentemente) em artéria coronária descendente anterior e artéria circunflexa.
Sistema da artéria aorta Elas se ramificam em artérias de menor calibre, que ajudam a distribuir o sangue para as diversas partes do corpo. Logo no começo, há a porção ascendente da aorta de onde se originam as artérias coronárias, que fazem a irrigação do coração.
Artérias: São os vasos que transportam o sangue do coração para todo o corpo humano. Artérias Coronárias: São os vasos que irrigam o coração com sangue rico em oxigênio e nutrientes.
Mas para observar realmente se a artéria esta obstruída (avaliação anatômica) temos a angiotomografia coronária (não invasiva) com altos índices de acertos. Porém, o melhor exame para isso, chamado padrão ouro, é um exame invasivo chamado cateterismo cardíaco.
O ecg de repouso serve para detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, entre outros diagnósticos. O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (eletricidade que ele produz em cada batimento e transmite na pele) em repouso.
Um eletrocardiograma normal apresenta as seguintes informações:
Resultados. Quantidade de sangue bombeado do ventrículo esquerdo com cada batimento cardíaco normal. Não há líquido em excesso no saco que envolve o coração, e o tecido em torno do coração não está engrossado. Não há tumores e coágulos de sangue nas câmaras cardíacas.
A onda P representa a ativação dos átrios. Em seguida, a corrente elétrica flui para as câmaras inferiores do coração (ventrículos). O complexo QRS representa a ativação dos ventrículos. A seguir, os ventrículos precisam passar por uma alteração elétrica para se prepararem para o próximo batimento cardíaco.
Segmento que, no eletrocardiograma, fica compreendido entre o fim do complexo QRS e o começo da onda T. O segmento S T corresponde ao intervalo entre o fim da despolarização e o início da repolarização ventricular.
As derivações periféricas de um eletrocardiograma são classificadas em bipolares e unipolares aumentadas....Dessa maneira, podem ser do tipo:
Onda T - corresponde à repolarização ventricular (relaxamento). EFEITO DA DIRECÇÃO DA ONDA DE DESPOLARIZAÇÃO NAS DEFLECÇÕES DO E.C.G. A onda registada será positiva quando a onda de despolarização se dirige para o eléctrodo positivo.
A onda T representa, no eletrocardiograma, a repolarização ventricular. Geralmente o registro é de uma deflexão arredondada e lenta, habitualmente com polaridade igual a do complexo QRS. Normalmente, a onda T é assimétrica, com ramo ascendente lento e descendente com maior inclinação.
A onda U é a última deflexão do eletrocardiograma, representando o final da repolarização ventricular. Desde a primeira descrição de Einthoven em 1903, até recentemente, sua origem tem sido objeto de muita discussão e os mecanismos exatos envolvidos na sua gênese ainda não estão totalmente claros.