Tem por objetivo extirpar ou corrigir a causa da doença, devolvendo a saúde ao paciente. Para essa finalidade é necessário às vezes a retirada parcial ou total de um órgão.
A checklist tem a sua importância na garantia pela segurança e a vida do paciente que vai ser sujeito a uma cirurgia, pois, permite ao profissional de saúde ter acesso às informações sobre todo o processo cirúrgico, o que garante a segurança em suas ações, sendo uma importante ferramenta na identificação de itens ...
O que é e para que serve um Checklist? O Checklist é uma lista de itens que foi previamente estabelecida para certificar as condições de um serviço, produto, processo ou qualquer outra tarefa. Seu intuito é atestar que todas as etapas ou itens da lista foram cumpridas de acordo com o programado.
O TIME OUT é uma prática baseada em evidências que visa a prevenção de cirurgias, procedimentos e exames invasivos errados, no paciente errado e/ou no local errado. O TIME OUT deve ser feito na sala em que a cirurgia, procedimento ou exame invasivo será realizado, antes do seu início.
O enfermeiro tem papel relevante na implementação e uso do checklist, desde a preparação do paciente, até a sua saída da sala de cirurgia, contribuindo para tornar a comunicação entre os membros da equipe cirúrgica mais eficaz, proporcionando segurança a todas as pessoas envolvidas no procedimento.
[Dá um tempo! (inf.); Um momento!; pausa; intervalo; interrupção; um tempo (inf.)] A expressão time out ou timeout é usada em diversas modalidades esportivas quando os árbitros interrompem momentaneamente uma partida. Em outras situações, usamos a expressão Time out!
- Verificar lista de cirurgia: quais os pacientes que serão operados, nome da cirurgia, horário, se há pedido de sangue, preparos especiais ou de rotina; - Providenciar material e colher a amostra de sangue para tipagem sanguínea; - Observar sintomas como tosse, coriza, febre, variação de pressão arterial e outros.
Com relação às fantasias vivenciadas pelos pacientes, as mais freqüentemente encontradas são com relação à anestesia (temor de acordar no meio da cirurgia e de sentir tudo que está acontecendo) e à recuperação (medo de não voltar a ser como era antes da cirurgia e de não poder fazer as mesmas coisas que fazia).
Veja quais problemas de saúde que podem impedir uma cirurgia plástica
O paciente cirúrgico é a pessoa que irá ser submetida a uma cirurgia. Esse paciente não é apenas uma incisão cirúrgica, mas, sim, uma pessoa que deve estar idealmente na melhor forma física e mental possível.
Período pré-operatório é aquele que decorre desde o diagnóstico cirúrgico da doença em questão até a data da realização do procedimento indicado.
A descrição de um procedimento cirúrgico deve conter os dados de identificação do paciente, o nome do procedimento cirúrgico, o diagnóstico, o nome do cirurgião e de seus auxiliares, a hora do início e do fim da operação e, principalmente, a descrição sumária dos tempos cirúrgicos.
A cirurgia é o termo usado tradicionalmente para descrever procedimentos (chamados procedimentos cirúrgicos) que envolvem o corte ou a sutura manual de tecidos para tratar doenças, lesões ou deformidades. No entanto, os avanços nas técnicas cirúrgicas tornaram a definição mais complicada.
Videohisteroscopia (Histeroscopia)
De acordo com o Dr. Paolo, a cirurgia de mamoplastia figura entre os procedimentos mais comuns no Brasil.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plasticas (SBCP), o procedimento de aumento das mamas é a operação mais realizada no País. Ela é procurada por pacientes que desejam corrigir questões estéticas, como para obter maior volume e projeção dos seios, corrigir assimetrias ou melhorar o formato.