EQST

Quais Os Objetivos Da Anatomia Da Madeira?

Quais os objetivos da anatomia da madeira?

A disciplina tem por objetivos: dar o conhecimento da estrutura anatômica do xilema secundário, bem como o de seu funcionamento em plantas lenhosas; utilizar adequadamente a metodologia para identificar os principais grupos e espécies arbóreas através de características anatômicas da madeira; e propiciar aos alunos a ...

O que é anatomia da madeira?

A anatomia da madeira é um ramo da ciência botânica que se ocupa do estudo dos diversos tipos de células que constituem o lenho (ou xilema secundário), suas funções, organização, peculiaridades estruturais e relações com a atividade biológica do vegetal.

Quais as principais direções anatômicas da madeira?

Longitudinal Radial (R): na direção axial, paralelo ao eixo maior do tronco e paralelo à direção dos raios lenhosos, e ainda perpendicular aos anéis de crescimento; • Longitudinal Tangencial (T): na direção axial, paralelo ao eixo maior do tronco e em ângulo reto ou perpendicular aos raios lenhosos e ainda tangencial ...

O que são os raios na madeira?

São agrupamentos de células que tem seu eixo longitudinal orientado perpendicularmente ao eixo da árvore. ... Além da função de armazenamento, os raios fazem também o transporte horizontal de nutrientes na árvore.

O que estuda a anatomia da madeira?

A anatomia da madeira é a ciência que estuda os diversos elementos que constituem o lenho. ... Esta madeira pode ser utilizada para diferentes usos, por ter uma densidade consideravelmente elevada e por possuir alta resistência mecânica e boa durabilidade natural (IPT, 1989).

Quais são os três planos de corte podem ser analisados no estudo da madeira?

Três planos são conhecidos, nos quais a madeira normalmente é analisada. Estes planos ou superfícies são: transversal (também denominado corte transversal), longitudi- nal radial e longitudinal tangencial (Figuras 3 e 4).

Como a anatomia da madeira de coníferas e de folhosas pode afetar a densidade da madeira?

Em folhosas, o lenho formado por último, numa estação do ano, normalmente apresenta maior número de fibras do que no lenho formado inicialmente, e desta forma, uma maior quantidade de lenho tardio é formado, proporcionando um material lenhoso de maior densidade.

O que é a anisotropia da madeira?

A madeira é um material anisotrópico, ou seja, possui diferentes propriedades em relação aos diversos planos ou direções perpendiculares entre si, não há uma simetria de propriedade em torno de qualquer eixo e a resistência depende da aplicação da carga.

Quais os três planos de corte possíveis na anatomia da madeira?

Representação dos três planos anatômicos de corte da madeira: transversal, tangencial e radial, demonstrando como algumas características são observadas em cada um deles.

Que tipo de material e a madeira?

A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções.

Qual parte anatômica da madeira é utilizada para fins estruturais?

Distinguem-se na substância lenhosa, responsável pelas paredes dos elementos estruturais ocos que se unem para dar à madeira sua textura sólida, três constituintes básicos: a lignina ,a celulose e a hemicelulose.

O que é lenho inicial?

O lenho inicial consiste na madeira formada no período de primavera-verão e, refletindo um crescimento rápido da árvore, tem geralmente maior espessura da camada e fibras com paredes mais finas.

Qual a estrutura da planta que é considerada a madeira do vegetal?

A madeira, presente no caule e na raiz, é preservada durante toda a vida da planta. A árvore cresce e desenvolve-se, em toda a sua vida, tanto em altura quanto em espessura. O crescimento em altura é denominado crescimento primário que ocorre nas partes apicais.

Que estruturas diferenciam a madeira de conífera da de folhosa?

Além destes elementos encontram-se pequenas quantidades de: Cálcio (Ca), • Potássio (K), • Magnésio (Mg) • e outros, constituindo as substâncias minerais existentes na madeira. diferem em coníferas e folhosas, enquanto que a celulose é um componente uniforme da madeira.

Qual a característica anatômica da madeira que conduz a sua Aniso tropia?

Qual a característica anatômica da madeira que conduz a sua anisotropia? São três principais direções de condução da anisotropia: longitudinal, radial e tangencial.

Quais são os efeitos da anisotropia na resistência da madeira?

Higroscopia da madeira Por ser um material anisotrópico, ela apresenta diferentes variações dimensionais, nas diferentes direções principais. As diferentes retrações nas três direções; tangencial, radial e axial, explica a maior parte dos defeitos que ocorrem com a secagem da madeira: rachaduras e empenamentos.

Qual a resistência da madeira?

De acordo com a norma brasileira [ 1[1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR 7190, Projeto de Estruturas de Madeira, 107p, Rio de Janeiro, 1997.], para as coníferas, os valores das resistências ao cisalhamento fornecidos para as classes de resistência C20 e C30 são, respectivamente, 4,0 MPa e 6,0 MPa.

Quais são os três planos de corte podem ser analisados no estudo da Madeira?

Três planos são conhecidos, nos quais a madeira normalmente é analisada. Estes planos ou superfícies são: transversal (também denominado corte transversal), longitudi- nal radial e longitudinal tangencial (Figuras 3 e 4).

Qual é a Matéria-prima da madeira?

A madeira pode ser definida como sendo o tecido lenhoso das árvores, ela é o principal produto mercantil florestal. É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.