EQST

Quais Os Mecanismos De Aço E Classificaço Das Drogas Antineoplsicas?

Quais os mecanismos de ação e classificação das drogas Antineoplásicas?

As drogas antineoplásicas podem ser classificadas de acordo como: - Ciclo-inespecíficos - Aqueles que atuam nas células que estão ou não no ciclo proliferativo, como, por exemplo, a mostarda nitrogenada. - Ciclo-específicos - atuam somente nas células que se encontram em proliferação, como é o caso da ciclofosfamida.

Quais são os principais mecanismos de ação dos antineoplásicos?

Os antibióticos antineoplásicos produzem seu efeito através de uma ação direta no DNA, inibindo sua síntese, e também do RNA (RANG et al., 2001). Os Antiinflamatórios não esterodais (DAINEs), inibem a enzima cicloxidase diminuindo a liberação de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxanos (ANDRADE, 2002).

Em que se baseiam os mecanismos de ação de drogas Antineoplasicas?

6.1 Antineoplásicos Os fármacos utilizados na quimioterapia antineoplásica são comumente classificados pelo seu mecanismo de ação ou pela sua origem. Alquilantes exercem seus efeitos sobre a síntese de ácido desoxirribonucleico (ADN) e proteínas, ligando-se ao ADN e inibindo a abertura da dupla hélice.

Quais os mecanismos de ação dos quimioterápicos?

Os medicamentos quimioterápicos têm como alvo as células em diferentes fases do processo de formação (ciclo celular). É importante entender esse mecanismo para a escolha dos medicamentos que serão administrados, para que tenham uma boa resposta, assim como para o planejamento das doses e frequência de cada tratamento.

Como agem os quimioterápicos Antimetabólitos?

Já os fármacos antimetabólitos atuam na síntese de ácidos nucleicos e inibição de reações enzimáticas. São quimioterápicos ciclo-celular específicos, que atuam por ação metabólica causando bloqueio na síntese de DNA.

Em que procedimentos Os agentes antineoplásicos são usados e para quê?

A quimioterapia antineoplásica é aquela realizada através da administração de fármacos para o tratamento de câncer atuando em nível celular porém sem especificidade, ou seja, os medicamentos não destroem exclusivamente as células tumorais (BONASSA, 1992).

O que é tratamentos antineoplásicos?

É o tratamento que utiliza fármacos no organismo dos pacientes a fim de combater as células cancerosas. Essas substâncias são responsáveis por controlar a doença e podem ser utilizadas através de diversas vias, sendo a via intravenosa a mais utilizada.

Qual o mecanismo de ação dos alcaloides da vinca?

O mecanismo de ação desses medicamentos é o seguinte: Os alcalóides vinca são agentes específicos do ciclo celular e bloqueiam a mitose celular. O fuso mitótico é um dos mais extraordinários exemplos, cuja formação se dá após a desorganização dos microtúbulos citoplasmáticos no início da mitose.

Onde os quimioterápicos agem?

"Além das células do câncer, o quimioterápico também age sobre outras células de divisão rápida, que estão sempre se renovando. É o caso do cabelo, da pele, da unha, das mucosas e da medula", explica Lied Pereira, responsável pelo setor de oncologia do Hospital das Clínicas da UNESP de Botucatu (SP).

Para que servem os antineoplásicos?

Antineoplásicos são uma classe de fármacos derivados da platina, que podem ser nefrotóxicos utilizados para destruir neoplasmas ou células malignas e, tem a finalidade de evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores.

Para que serve os antineoplásicos?

Antineoplásicos são uma classe de fármacos derivados da platina, que podem ser nefrotóxicos utilizados para destruir neoplasmas ou células malignas e, tem a finalidade de evitar ou inibir o crescimento e a disseminação de tumores.

Para que serve antineoplásico?

A quimioterapia antineoplásica é amplamente utilizada no tratamento de câncer. Esse tratamento é utilizado em doses o mais próximo possível das doses máximas individuais toleradas e devem ser administrados com a maior frequência possível para desestimular o novo crescimento do tumor.

Quais são os alcaloides da vinca?

A classe da antineoplásicos abordada neste projeto é a dos alcalóides da vinca (VIMBLASTINA, VINCRISTINA, VINORELBINA).