Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, seringas, pinças, lâminas, vidros, entre outros.
IIEnfermeira. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará, e-mail: [email protected].Integrante do Projeto Aids, educação e prevenção
Copyright © 2022 Rede Omnia© Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).
Com efeito, a atuação profissional e as experiências no meio extra-hospitalar de qualquer natureza podem produzir alterações no estado emocional da equipe de enfermagem, manifestadas pela desatenção e distração no momento de realizar atividades, facilitando o acontecimento de acidentes do trabalho. Os relatos dos profissionais de enfermagem relacionados a seguir evidenciam ocorrências contribuintes para os acidentes com as agulhas e instrumentos cortantes:
Apesar da participação das universidades e dos cursos de formação de técnicos e auxiliares de enfermagem no preparo profissional, o setor de educação continuada, ou qualquer outro órgão competente, e os enfermeiros de cada unidade são responsáveis pelo treinamento em serviço e aperfeiçoamento técnico-científico dos trabalhadores da instituição, com o intuito de melhorar a assistência aos clientes e discutir a importância de desempenhá-la, obedecendo as recomendações-padrão preconizadas, a fim de reduzir a ocorrência de acidentes de trabalho.
Se isso parece meio confuso, não se preocupe. A melhor forma de entender o que são ângulos o.p.v. é observando uma figura deles e associando ao nome “opostos pelo vértice”. Veja:
Muitos profissionais da saúde podem se expor ao risco de contaminação ao manusear resíduos perfurocortantes, que também apresentam risco à saúde da população e ao meio ambiente. Por isso, os materiais devem ser cuidadosamente manipulados e descartados de maneira adequada. O objetivo principal na gestão de resíduos perfurocortantes é manter a segurança em todas as etapas até que o material seja eliminado.
A manifestação dos sentimentos, pelos entrevistados, de angústia, ansiedade, desespero, tensão e tristeza decorre do medo de terem sido, possivelmente, infectados pelo vírus HIV em primeira instância e, depois, pelo da hepatite B e C, em razão de alterações permanentes no modo de viver, oriundas da infecção por estes vírus; além disso, a AIDS é uma doença incurável e, portanto, reflete a proximidade da morte, pois o medo é estar assustado com algo, uma dor, rejeição de uma pessoa ou grupo, a perda de alguma coisa ou alguém, ou o momento de morrer14.
Refletindo o motivo que propiciou o desenrolar do acidente e justificando a necessidade de palestras voltadas para a discussão das ações de prevenção dos acidentes de trabalho, os profissionais sugeriram o modo como podem ser reduzidos e até eliminados os riscos, segundo os depoimentos apresentados a seguir:
A duplicidade de emprego, necessária à sobrevivência nos dias atuais, em virtude da redução do poder aquisitivo da população (notadamente, aos baixos salários proporcionados pela conjuntura econômica e social que o Brasil apresenta no momento), desgasta a condição física e psíquica dos profissionais.
Devem ser descartados em recipientes identificados, rígidos, providos com tampa, resistentes à punctura, ruptura e vazamento. Os recipientes devem ser substituídos sempre que atingirem ¾ de sua capacidade interna, sendo expressamente proibido o esvaziamento ou reaproveitamento desses recipientes para o seu reaproveitamento.
Além disso, os trabalhadores relatam que devia existir a cobrança junto à instituição para a disponibilização dos EPIs em quantidade e qualidade adequadas, conforme o apontado pela fala a seguir:
Em consonância com o autor ora referenciado, o estresse, ocasionado pelo exercício profissional no ambiente hospitalar, é oriundo das situações em que o indivíduo percebe seu local de trabalho como ameaçador, manifestadas quando suas necessidades de realização pessoal e profissional prejudicam a interação de sua saúde física e mental com o trabalho, quando o ambiente laboral contém demandas excessivas ao seu estado de saúde físico e psíquico, ou quando este não apresenta recursos adequados para enfrentar tais situações11.
Esta discussão é imprescindível no hospital alvo do estudo, uma vez que há a disponibilidade quantitativa de equipamentos de proteção individual, que existem recipientes adequados à deposição de materiais perfurocortantes em locais de fácil acesso, além de os profissionais conhecerem a necessidade de uso dos EPIs e que devem descartar os materiais desta natureza nestes recipientes.
Quando os recipientes para o descarte são de papelão rígido e não possuem um sistema de trava eficiente, podem ser fixados por meio de fitas autocolantes. Ao preparar o recipiente coletor de perfuro cortante para o encaminhamento ao destino final é preciso assegurar que a tampa esteja adequadamente vedada e que não ocorra vazamento de conteúdo de qualquer natureza.
A desatenção e o descuido dos profissionais, a tensão, o estresse, o cansaço e a fadiga são pontos oriundos da condição individual do profissional, propiciados pela vivência no meio hospitalar ou não, que possibilitam a ocorrência de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes, já que o seu manuseio necessita de tranqüilidade, concentração, atenção e cuidado para que não ocorram erros na realização da assistência que possam prejudicar a higidez do cliente e a saúde do trabalhador.
Viu-se que a possibilidade de contaminação pelos vírus das hepatites B e C e da AIDS por meio do exercício profissional propicia aos componentes da equipe de enfermagem aqui estudados a manifestação de sentimentos negativos, como o medo diante da alteração permanente que ocorrerá em seu estilo de vida, da proximidade da morte e do preconceito de que poderão ser alvo em seu ambiente familiar, social e de trabalho. Em razão disso, tanto as instituições quanto os profissionais podem realizar ações visando à prevenção de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes, já que o acidente envolvendo este tipo de material proporciona momentos de intenso estresse físico e psíquico, produzindo alterações nos seus relacionamentos, seja de caráter social ou familiar, e no desempenho de suas atividades laborais.
Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, realizada em um hospital da rede pública estadual de referência em HIV/AIDS, localizado na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará.
Os depoimentos dos trabalhadores foram utilizados para respaldar a análise dos dados e citados na discussão dos resultados com a identificação pela letra "E", correspondente a cada entrevistado, seguida por um número, significando a ordem em que os profissionais foram entrevistados. Vale ressaltar que todos os componentes do estudo concordaram espontaneamente em participar, o que foi evidenciado pela sua assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido para comprovar essas informações acerca da pesquisa.