EQST

Quais Foram Os Efeitos Da Revoluço Comercial?

Quais foram os efeitos da Revolução Comercial?

O primeiro estava ligado ao surgimento de uma nova classe social, a burguesia. ... Mas as conseqüências imediatas da Revolução Comercial foram o afluxo de metais preciosos, a ascensão da classe social burguesa, o aumento dos preços e o retorno da escravidão.

Qual o principal efeito da Revolução Comercial na Europa?

Consequências. As consequências da Revolução Comercial foram: o afluxo de metais para a Europa; alta nos preços europeus; ascensão da burguesia; retomada da escravidão e a mudança do eixo comercial do Mediterrâneo para o Atlântico.

O que foi o capitalismo primitivo e a Revolução Comercial?

O Capitalismo Comercial ou Mercantil é considerado o pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista. Ele surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII, quando desponta a Revolução Industrial.

Quais as principais consequências da revolução industrial?

As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...

Qual era o sistema econômico da época da revolução comercial?

Assim, um dos sistemas econômicos que caracterizou a Revolução comercial e formou as bases do capitalismo moderno foi o mercantilismo. O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII, tendo profundos impactos no mundo todo.

Qual a cidade mais importante no comércio de especiarias no sul da Europa?

Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos. Os árabes detinham o monopólio dessa rota e Veneza se tornou o centro do comércio europeu.

Como se chamavam as práticas econômicas adotadas pelos Estados da época da Revolução Comercial e quais as suas características?

Nessa época, uma série de práticas econômicas era adotada pelos Estados europeus. Essas práticas, no seu conjunto, foram denominadas de mercantilismo, que se caracterizava pelo controle estatal da economia, acúmulo de metais preciosos, maior exportação e menor importação protecionismo e colonialismo.

Como se chamava a política econômica adotada na época da Revolução Comercial e quais as suas características?

Assim, um dos sistemas econômicos que caracterizou a Revolução comercial e formou as bases do capitalismo moderno foi o mercantilismo. O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre o século XVI -XVIII, tendo profundos impactos no mundo todo.

Qual era o principal centro comercial de especiarias da época?

Os árabes detinham o monopólio dessa rota e Veneza se tornou o centro do comércio europeu. Isso encareceu os produtos originários da Índia – inclusive as especiarias, vendidas maceradas, secas ou em pó e indispensáveis para a culinária europeia.

Que tipo de especiarias os europeus buscavam no Oriente?

As especiarias eram produtos orientais, como o cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, vendidos na Europa com uma margem de lucro considerável.

Quais as principais rotas comerciais do século XIV?

Comércio mediterrâneo e nórdico Com o crescimento das rotas marítimas, foram estabelecidos dois grandes eixos comerciais na Europa: o eixo do mediterrâneo, dominado pelas cidades italianas de Veneza e Gênova, e o eixo nórdico, conhecido como Liga Hanseática.