Vantagens da Alvenaria Estrutural
A principal vantagem é a economia. A redução do custo pode chegar até 30% se comparado com um sistema convencional. Isso ocorre, principalmente, porque não ocorre quebra de blocos, desperdiça-se pouco material. Convencionalmente as paredes são erguidas e depois rasgadas para que as tubulações fiquem embutidas.
Para execução de alvenaria estrutural (não armada) de blocos cerâmicos o custo por m² é de R$40,00 /m². O preço do m2 de alvenaria em bloco estrutural sai entre 45 a 5o reais o m2.
Se comparado ao tijolo comum ou ao de solo-cimento, o bloco de concreto rende mais porque a mão-de-obra executa a alvenaria mais rapidamente. É o mais resistente de todos e o desperdício causado pelas quebras do material é muito inferior ao tijolo baiano.
Na alvenaria estrutural são utilizados principalmente blocos ou tijolos estruturais, armações, concreto, graute e argamassa. Na alvenaria de vedação são usados tijolos cerâmicos sem função estrutural, além de maior quantidade de aço e concreto — para a formação das vigas, dos pilares e das lajes.
A alvenaria estrutural é um processo construtivo em que a estrutura e a vedação do edifício são executadas simultaneamente. O sistema dispensa o uso de pilares e vigas, ficando a cargo dos blocos estruturais a função portante da estrutura.
Curiosidades. Alvenaria é um tipo de estrutura que utiliza pedras, tijolos ou blocos unidos por argamassa. O objetivo é oferecer resistência, vedar espaços e fornecer proteção acústica e térmica para a edificação.
Maior rendimento: a alvenaria estrutural possui maior rendimento de mão de obra já que o profissional executa uma maior área por dia. Menor desperdício: esse método construtivo racionaliza o número de materiais necessários e permite um canteiro de obras mais limpo e organizado.
Alvenaria é um conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas coladas por uma argamassa, formando um elemento vertical. A função deste elemento é resistir a cargas gravitacionais, resistir a impactos, fornecer proteção acústica e térmica aos ambientes, vedar espaços, etc.
O Curso de Qualificação Profissional Pedreiro de Alvenaria ensinará a você trabalhos de vedação para construções e reformas. Vai conhecer técnicas de alvenaria com tijolos, blocos de concreto e pedras, além de revestimentos de pisos, tetos e paredes.
O pedreiro geral é o profissional que faz de tudo um pouco na obra: ele sabe realizar trabalhos de alvenaria (construção de estruturas e paredes), rebocar, assentar azulejos e pisos, fazer instalações hidrossanitárias ou de portas e janelas, entre outras possibilidades.
Os serviços que eles executam são: alvenaria, chapisco, emboço, reboco, contrapiso, concretagem de pisos, lajes, pilares e vigas. Alguns podem fazer trabalho de assentamento de cerâmicas, azulejos, porcelanatos, bancadas de banheiro e cozinha. Bons pedreiros exibem habilidades com nível, prumo e esquadro.
Realiza trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais guiando-se por desenhos, esquemas e especificações. Utiliza projetos e instrumentos para construir, reformar ou reparar as construções.
Prepara canteiro de obras e massa de concreto, limpa e compacta solos, verifica máquinas e equipamentos de construção civil e participa na demolição de edificações.
Executar trabalhos de limpeza em geral em edifícios e outros locais, para manutenção das condições de higiene e conservação do ambiente, coletando o lixo. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Manejo da madeira A carpintaria é voltada para uma produção mais industrial, como a fabricação de peças de madeira para a construção civil, por exemplo. A marcenaria, por outro lado, possui processos mais artísticos e mais detalhistas, e é voltada para a fabricação de móveis planejados, por exemplo.
Um carpinteiro, sim. Como se tornar um carpinteiro? Comece através de um curso técnico ou ensino profissionalizante. Os programas de Jovem aprendiz e os cursos técnicos do SENAI espalhados pelo Braisl são apenas alguns dos exemplos do que é possível fazer na área da carpintaria.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Confeccionar e reparar móveis e peças e dar-lhes o acabamento requerido, utilizando equipamento adequado e guiando-se por desenhos e especificações. Pintar, envernizar ou encerar as peças e móveis confeccionados. ...
Salários de Marceneiro