As séries espanholas vão muito além de La Casa de Papel, trama que, inclusive, foi crucial para dar mais visibilidade às produções do país na Netflix. Dos mais diferentes gêneros, essas produções conquistaram os assinantes do serviço de streaming, que logo começou a investir em conteúdo original para acompanhar esse sucesso.
Em A Desordem que Ficou, conhecemos a misteriosa história da morte de Viruca (Bárbara Lennie), uma professora que foi substituída por Raquel (Inma Cuesta) em uma escola de ensino médio, que não consegue ficar tranquila até descobrir o que causou a morte de quem ela está substituindo. Quanto mais coisas ela descobre, mais ela começa a ter a mesma vida de Viruca e sentir que pode ter o mesmo destino fatal.
Felizmente, a Netflix conta com seriados de diversos gêneros, estilos e formatos. Por isso, o Guia da Semana listou 20 séries espanholas incríveis para ver na Netflix. Confira:
A Telefonistas se passa em 1929 e foca na vida de quatro mulheres. Vindas de lugares diferentes da Espanha, elas se encontram trabalhando como telefonistas em Madri em uma empresa que promete revolucionar o mundo das telecomunicações. Em meio a um mundo em que as mulheres não tinham liberdade de ir e vir, elas tentam se adaptar a essa nova realidade de oportunidades e precisam lidar com diferentes problemas enquanto lutam pelo sucesso e independência.
Criminal: Espanha faz parte de uma franquia de séries investigativas que se passam em países diferentes, como França, Reino Unido, Alemanha e, claro, Espanha. Os episódios das temporadas retratam como é a comunicação entre o investigador e o criminoso, e como esses jogos mentais afetam na investigação. Em cada um dos episódios, o espectador também pode usar as informações obtidas para tentar descobrir novos detalhes do crime, inclusive se o acusado é culpado ou não.
Para fechar a lista, a série que não poderia faltar: La Casa de Papel. A trama acompanha a vida de criminosos que são recrutados para assaltar a Casa da Moeda da Espanha, sob comando do líder conhecido como Professor (Álvaro Morte). A trama fez tanto sucesso que eles retornaram em novas temporadas para mais um crime, que terá fechamento no dia 3 de abril, na estreia da quarta parte.
Spin off de “Velvet”, essa série se passa no final dos anos 60, quando a estilista Ana Rivera volta de Nova York pronta para realizar seu sonho de abrir uma boutique em Barcelona. “Velvet Colección” é uma mistura de romance, comédia, drama e moda, com figurinos e cenários incríveis. Duas temporadas disponíveis.
“Vis a Vis” acompanha a história de Macarena, uma mulher que comete delitos financeiros sob a influência de seu chefe, por quem é apaixonada. Após ser condenada a sete anos de prisão, ela tem que aprender a sobreviver em sua nova realidade e a lidar com suas colegas de cadeia. A quinta temporada da série estreia dia 31 de julho.
Um guerreiro do século 16, a primeira estudante universitária mulher do século 19 e um enfermeiro do século 21 se unem a uma agência secreta com o objetivo de impedir que pessoas usem portais capazes de levá-las em viagens pelo tempo para mudar os rumos da história espanhola. A série vale muito a pena para os amantes de ficção científica e história.
Você provavelmente já deve ter assistido a alguma produção espanhola, né? Nos últimos anos, os projetos feitos na Espanha definitivamente caíram nas graças do público e têm ganhado cada vez mais espaço nos serviços de streaming. Filmes e séries do país se destacam pela qualidade, além de mostrarem culturas e idiomas diferentes das produções hollywoodianas com as quais estamos mais acostumados.
A trama de “Elite” se desenrola em um colégio de alto padrão em que todos os alunos têm seus segredos. Quando uma das estudantes é assassinada, passamos os episódios tentando descobrir o criminoso e acompanhando os desdobramentos de seu ato. A série acompanha os personagens enquanto eles vivem as dores e aventuras da adolescência. “Elite” já é um grande sucesso da Netflix e tem três temporadas disponíveis.
Vis a Vis segue as desventuras de Macarena Ferreiro, uma jovem ingênua que se apaixonou pelo patrão e agora está presa por causa dele. Acusada de cometer quatro crimes fiscais, ela precisa enfrentar o choque emocional que é estar na cadeia, enquanto sua família procura um jeito de pagar a fiança e libertá-la da Penitenciária de Cruz del Sur.
Sira é uma jovem espanhola que vive com a mãe em um bairro periférico de Madri e lá trabalha com ela como costureira. Um dia conhece um homem sedutor e, com ele, se muda para Marrocos pouco antes do início da Guerra Civil Espanhola. O homem, entretanto, não é quem ela esperava e, depois que ele some, uma série de eventos vai levar a protagonista a trabalhar como espiã para a Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Agora uma costureira da alta sociedade, Sira vai descobrir todos os segredos de suas clientes alemãs.
Hoje, já é possível assistir na plataforma um número considerável de séries da Espanha, levando novas experiências ao espectador, que está mais acostumado com produções hollywoodianas. Nessas tramas, conhecemos uma nova cultura, um novo idioma e um sotaque diferente, além de nos encantarmos com histórias incríveis e divertidas.
A série acompanha o dia-a-dia da Las Encinas, um colégio onde estudam os filhos da elite espanhola. A trama se inicia quando um terremoto destrói uma escola pública e obriga o governo a colocar três alunos de famílias pobres nessa escola da classe alta. O confronto e a tensão entre a realidade dessas pessoas vão acabar levando a um assassinato.
“Valeria” é uma história leve e divertida em que quatro melhores amigas, entre 20 e poucos e trinta anos, enfrentam as dificuldades na carreira e os problemas amorosos que acontecem nessa época da vida. Cada uma delas tem uma personalidade bem diferente, mas juntas sempre se completam. Uma temporada disponível.
Você já assistiu a alguma série espanhola? Se ainda não, produções vindas direto da Espanha precisam estar na sua lista. Títulos como “La Casa de Papel”, “Elite” e “Vis-aVis” são alguns exemplos.
Na série Valéria, de 2020, você vai conhecer a protagonista que dá nome à série, interpretada por Diana Gómez. A personagem é uma escritora que está frustrada com a vida profissional, estando em uma crise de criatividade, e também na vida pessoal, com problemas na vida a dois com o marido. Felizmente, ela pode contar com a ajuda de suas três melhores amigas, que estão dispostas a estar ao seu lado em todas as aventuras que a vida proporciona, sejam elas ruins ou agradáveis.
Pensando nisso, o Canaltech preparou uma lista com 15 excelentes séries espanholas que estão disponíveis para você maratonar na Netflix o quanto antes. Confira a lista completa!
Ambientada em 1940, a série mostra as irmãs Carolina e Eva embarcando em uma viagem de navio da Espanha para o Rio de Janeiro, à procura de uma vida melhor. Uma reviravolta acontece quando uma mulher é assassinada e jogada ao mar durante o trajeto, fazendo com que todos se tornem suspeitos e muitos segredos venham à tona. “Alto Mar” tem duas temporadas disponíveis e a terceira chega dia 7 de agosto, essa com Marco Pigossi no elenco.
Alto Mar, a mais nova série espanhola da Netflix, acompanha os passageiros de um navio de luxo na década de 1940 que viaja da Espanha para o Rio de Janeiro. As protagonistas são duas irmãs a bordo que acabam descobrindo impactantes segredos de família depois que uma série de mortes começa a ocorrer em alto mar.