Quando o terapeuta induz alguém à hipnose, isso é chamado de hétero-hipnose ou hipnoterapia. Mas, quando a técnica é realizada sem auxílio de terceiros, ou seja, autoinduzida, chamamos o processo de auto-hipnose.
Dicas
Para te ajudar a estudar, alguns pontos que você deve seguir:
Procure o curso de Hipnose Clinica ideal para você! Mensalidades a partir de R$ 24,00 entre as 1.
Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC). ... Após se formar, todo psicólogo deve buscar registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP).
Ter comprovadamente uma formação em Psicoterapia em cursos de aprimoramento, especialização, residência, reconhecidos ou pelo MEC, pelo CFP ou CFM (através do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria), ou ainda em instituição de ensino livre proficiente na formação de psicoterapeutas.
Para isso, são realizados cursos de pós-graduação em Psicologia que possibilitem ampliar os conhecimentos na área desejada. A pós-graduação em Psicoterapia, especialização em Psicologia Clínica, Comportamental e Transpessoal são possibilidades de qualificação.
A atuação de profissionais com formações variadas contribui para a constituição do campo da psicoterapia (Cordioli, 2008). Apesar da diversidade de atuação deste campo, os profissionais que mais comumente exercem a psicoterapia ainda são psicólogos, psicanalistas e psiquiatras.
Psicoterapeuta: É o psicólogo que se especializou na área clinica. Pode atuar em clinicas, consultórios, hospitais ou instituições de saúde. Psicanalista: É o terapeuta que utiliza as técnicas da psicanálise. Analista: É a forma abreviada de se referir ao psicanalista.
Por isso, a diferença entre psicólogo e terapeuta é que o terapeuta é qualquer pessoa que cuida da saúde física ou psicológica de alguém. Além de psicólogos, psiquiatras, educadores físicos e fisioterapeutas, qualquer pessoa com curso técnico ou livre em algum tipo de terapia também faz parte dessa profissão.
Ser Gestalt-terapeuta é olhar para o cliente como um todo. É também suspender o julgamento sobre os fenômenos que ele enxerga no cliente. O Gestalt-terapeuta acredita que todas as pessoas têm em si potencialidades, que permitem que elas façam a melhor escolha possível naquele momento.
Segundo especialistas, a Gestalt é uma forma de mostrar ao paciente o quanto ele pode estar sabotando a si próprio e como isso tem influenciado em tudo o que ele está vivendo. Ao tomar consciência disso, o indivíduo volta a retomar as rédeas de sua vida, voltando a ser o protagonista da própria história.