A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
Os homens ou meninos que têm sinais de alerta ou estão com dor forte devem consultar um médico imediatamente porque algumas causas de dor podem levar à perda de um testículo ou outras complicações sérias. As pessoas sem sinais de alerta devem consultar um médico dentro de um dia ou dois.
Como tratar: a única forma de tratamento disponível é fazer a cirurgia para hérnia inguinal que permite recolocar a porção do intestino no local correto e reforçar os músculos abdominais. Saiba mais sobre como é feito o tratamento.
Quando o problema é a torção testicular, você pode sofrer danos irreversíveis e possivelmente até perder um testículo. Para evitar isso, um médico deve consultá-lo dentro de 6 horas após o início da dor. O médico determinará se a dor deve ser tratada imediatamente ou se você pode tratá-la em casa com repouso e medicamentos.
A ruptura testicular ocorre quando a camada externa do testículo é danificada, expondo o interior do testículo. Isto perturba a barreira sangue-testículo, uma barreira entre os vasos sanguíneos e os minúsculos tubos enrolados nos testículos onde o esperma é produzido.
Como tratar: normalmente são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, para aliviar os sintomas. Mas também é necessário fazer repouso e beber bastante água durante o dia para ajudar o corpo a eliminar o vírus. Saiba mais sobre porque a caxumba pode descer até os testículos e o que fazer.
As causas comuns de dor nos testículos são um longo passeio de bicicleta ou trauma na virilha, mas outras fontes de dor nos testículos podem ser mais difíceis de diagnosticar.
Embora os sintomas desapareçam em casos intermitentes, a torção quase sempre retorna e pode continuar a ir e vir. Eventualmente, a torção testicular pode impedir a circulação do sangue, levando à morte do tecido e até à perda do testículo.
A torção do testículo normalmente é uma situação de emergência que é mais comum antes dos 25 anos e que provoca uma dor muito intensa, no entanto, existem casos em que essa torção não acontece completamente e, por isso, o homem pode apresenta apenas um desconforto constante ou uma dor intensa que vai e vem conforme os movimentos. Veja os outros sintomas comuns da torção.
Os testículos são as glândulas sexuais (gônadas) masculinas e fazem parte do sistema reprodutor do homem, juntamente com o epidídimo, próstata, ductos deferentes, vesículas seminais e pênis. Localizam-se logo atrás do pênis, dentro de uma bolsa músculo-cutânea, a bolsa escrotal.
A hidrocele é um inchaço que ocorre quando o líquido se acumula dentro de uma fina bainha do escroto. Os testículos se desenvolvem originalmente no abdômen e descem para o escroto, deixando um caminho para o líquido abdominal se acumular no escroto. A hidrocele é comum em recém-nascidos e muitas vezes desaparece por si só, mas às vezes a abertura não fecha.
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
É o acúmulo de líquido dentro do testículo, deixando um lado maior do que o outro. Também pode ser bilateral, quando os dois testículos ficam inchados. A boa notícia é que além da aparência diferente, não provoca dor, infertilidade e impotência.
Como tratar: é necessário consultar o urologista para avaliar a necessidade de iniciar o uso de antibióticos, podendo ser a ceftriaxona ou quinolonas (geralmente ciprofloxacino), podendo variar o período do tratamento.
Nos lóbulos se encontram os túbulos seminíferos, ductos finos e longos, onde são produzidos os espermatozoides. Os túbulos seminíferos se dispõem como novelos em um tecido conjuntivo, onde se encontram as células intesticiais de Leydig, que produzem testosterona.
Como tratar: na maioria dos casos, a dor provocada pela varicocele é tratada com remédios analgésicos como Paracetamol ou Dipirona. Porém, se existir risco de infertilidade ou se a dor não melhorar com o uso de remédios pode ser preciso fazer uma pequena cirurgia para "ligar" as veias afetadas e fazer com que o sangue apenas circule pelos vasos saudáveis.
Como tratar: sempre que existir suspeita de câncer é muito importante consultar um urologista o mais rápido possível, uma vez que o diagnóstico precoce melhora as chances de cura. No entanto, em quase todos os casos é necessário remover o testículo afetado.
Qualquer tipo de torção testicular é uma emergência médica. Você pode precisar de uma cirurgia de emergência para desenrolar o cordão espermático e ancorar o testículo em seu devido lugar dentro do escroto.
Durante o frio, os testículos também precisam ficar próximos ao corpo para se manterem aquecido. Para isso, um músculo chamado cremaster —que envolve toda a bolsa escrotal e a base do pênis— se contrai. A contração dessa musculatura leva a uma diminuição do saco escrotal e também da base peniana.
A dor testicular que ocorre apenas quando você toca o testículo sugere certos problemas, como epididimite aguda, trauma testicular, dor pós-vasectomia, hérnia inguinal e edema escrotal idiopático agudo. Existem outras causas a serem consideradas se a dor testicular existe no início e quando tocada, o que será abordado no restante deste artigo.