A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é uma condição anormal que torna desagradáveis os odores exalados pela boca e pelas narinas. Dependendo das circunstâncias, é possível que o paciente ou pessoas com as quais ele tenha contato relatem o cheiro de fezes na boca.
A disgeusia, também conhecida como gosto metálico na boca, é um sintoma muito comum a várias mulheres durante o primeiro trimestre de gravidez. Isto acontece devido às alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher, deixando o paladar mais apurado. Veja que outros sintomas podem ser sinal de gravidez.
O que fazer: é importante beber bastante água ao longo do dia para hidratar as mucosas da boca e diminuir o desconforto da boca seca, além de evitar fumar. Além disso, o médico pode recomendar o uso de saliva artificial ou o tratamento específico para a doença que esteja causando a xerostomia. Veja outras causas de boca seca e o que fazer.
O refluxo gastroesofágico pode causar o gosto metálico na boca, devido ao retorno do conteúdo ácido do estômago para o esófago. Outros sintomas que também estão presentes no refluxo são sensação de bolo na garganta, azia, má digestão e queimação. Saiba identificar todos os sintomas do refluxo gastroesofágico.
A cetoacidose é uma consequência da diabetes, em que devido à grande quantidade de glicose no sangue e pouco dentro das células, acontece maior produção de corpos cetônicos na tentativa de fornecer energia suficiente para o bom funcionamento do organismo.
Ao passar mais de 5 horas sem comer nada é normal ficar com mau hálito e, é por isso, que ao acordar pela manhã este odor está sempre presente. Isso acontece porque as glândulas salivares produzem menos saliva, que serve para ajudar a digerir os alimentos e a manter a boca limpa.
A cetoacidose diabética acontece porque como não há quantidade suficiente de glicose dentro das células, o organismo passa a produzir corpos cetônicos com o objetivo de gerar energia, resultando no mau hálito e também diminuindo o pH do sangue, o que pode ser perigoso caso a diabetes não seja devidamente tratada.
O que fazer: o nefrologista ou clínico geral podem prescrever o uso de remédios, como anti-hipertensivos, estatinas e antidiabéticos. Além disso, conforme a função dos rins, o transplante ou a hemodiálise também podem ser recomendados. Entenda como é o tratamento da insuficiência renal crônica.
Se o gosto amargo se mantiver por muito tempo ou se surgir muito frequentemente, é recomendado consultar um clínico geral ou um gastroenterologista para identificar se existe alguma doença que possa estar causando o sintoma e iniciar o tratamento adequado.
O que fazer: aguardar alguns minutos após a toma do suplemento, pois a absorção pelo organismo diminui esse efeito colateral. Entretanto, se o gosto metálico for muito intenso ou frequentemente, pode-se conversar com o médico para avaliar a redução ou substituição do suplemento.
Como o cérebro está conectado com as papilas gustativas, a demência pode provocar alterações no paladar, causando o surgimento do gosto metálico na boca. Conheça todos os sintomas da demência.
De acordo com a causa dessa condição, outros sintomas que também podem acompanhar o gosto metálico são queimação, má digestão, cansaço excessivo, mau hálito e perda de memória, por exemplo.
O gosto metálico na boca e o mau hálito são sintomas que podem surgir na insuficiência renal crônica, porque a diminuição na função dos rins pode provocar a uremia, uma síndrome caracterizada pelo acúmulo de ureia e outras substâncias tóxicas produzidas no fígado após a digestão de proteínas. Conheça mais sobre a insuficiência renal crônica.
Pessoas que usam algum tipo de dentadura têm maiores chances de ter mau hálito porque é mais difícil manter a boca sempre limpa e a própria placa pode acumular sujeira e restos de comida, principalmente se não estiver do tamanho ideal, com um encaixe perfeito dentro da boca.
O gosto metálico na boca pode surgir durante a quimioterapia, que é um tratamento contra o câncer onde se usa medicamentos, como ciclofosfamida, doxorrubicina, cisplatina, fluorouracil ou metotrexato, que podem danificar as papilas gustativas, deixando um gosto amargo e metálico na boca.
O gosto metálico na boca pode ser causado por situações como refluxo gastroesofágico, insuficiência renal, gravidez, uso de medicamentos e suplementos ou ainda por má higiene oral.
O que fazer: o ideal é evitar o consumo muito frequente destes alimentos, mas além disso também é importante sempre escovar os dentes e limpar muito bem a boca depois do seu consumo porque assim o hálito volta a ficar mais fresco. Veja a lista completa de alimentos que causam gases e que, por isso, também favorecem o mau hálito.
Da mesma forma, a radioterapia principalmente para tratar o câncer de cabeça e pescoço também pode causar danos às papilas gustativas, pois estas são muito sensíveis à radiação, causando boca seca e dor na boca e garganta que podem piorar ainda mais o sabor amargo.
Além disso, o uso de cigarro também pode dar um sabor amargo na boca, que dura entre alguns minutos até algumas horas. Normalmente, este tipo de alteração no paladar melhora depois de comer outros alimentos, beber água ou escovar os dentes.
Esta síndrome pode afetar principalmente mulheres na menopausa ou pós-menopausa, no entanto, também pode surgir como resultado de uma infecção fúngica, viral ou bacteriana, problemas nas glândulas salivares, lesões na boca ou doenças como diabetes mellitus, distúrbios hormonais e deficiências nutricionais de vitamina B12, ferro, folato ou zinco.
A candidíase oral é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans, que pode provocar o aparecimento de placas brancas na boca, ardor e sensação de boca amarga, podendo acontecer devido à diminuição da atividade do sistema imune.