O peixe Betta é um dos peixes mais populares no mundo. Eles são originários do Sudeste Asiático e sua criação em cativeiro remonta à quase dois séculos. Mas no passado, o Betta não parecia nada com esses lindos peixe de caudas longas e cores intensas que encontramos nas lojas hoje. A linhagem original era muito mais discreta e simples. Mas independente da origem do peixe betta e da sua linhagem, eles são peixes fascinantes!
Em todos os meus anos no hobby, eu observei mudanças positivas em como cuidamos desse peixe. Toda essa evolução agrega muito ao aquarismo, contribuindo muito para gerar novos dados, usados inclusive, em matérias científicas. Nesse artigo, vamos discutir sobre a impressionante origem do Peixe Betta e como ele se tornou no famoso peixe de briga.
Muitas pessoas acreditam que os bettas são capazes de viver em beteiras, já que na natureza habitam pequenas poças. Isso não é totalmente verdade! Enquanto alguns bettas mais infelizes podem ser encontrados nessas situações durante a estação da seca, a estação das monções expande essas vias navegáveis e lhes permitem acesso a muitos outros locais.
Na hora de montar um aquário para seu betta, primeiro esqueça aqueles micro recipientes de 0,5 litros que você vê nos petshops. Manter um betta nessas condições é extremamente cruel.
Os bettas costumam ficar retraídos e letárgicos quando estão em ambientes frios, e são muito sensíveis às mudanças nos parâmetros da água.
Você pode usar, por exemplo, rações em flocos ou pellets criadas exclusivamente para esses peixes. Acredite, há uma infinidade delas! Abaixo, nós iremos listar as melhores rações disponíveis no mercado.
Embora oferecer ao peixe betta alimentos vivos possa parecer algo emocionante, você deve tomar um pouco de cuidado. Geralmente as pessoas permanecem utilizando apenas as rações, pois o risco desses alimentos vivos estarem contaminados por algum tipo de parasita ou bactéria é bem maior.
Como nós já havíamos prometido, abaixo listamos algumas das melhores rações disponíveis para o peixe betta:
Um dos peixes mais populares do mundo é também um dos que mais sofrem na mão de aquaristas inexperientes. Obviamente, estamos falando do peixe betta. Extremamente admirados pela sua beleza e cauda longa, o betta é o primeiro peixe de grande parte das pessoas que entram nesse hobby.
Por um lado, isso é bom, betta são peixes extremamente resistentes e conseguem sobreviver nas mais diversas condições. Mas esse também é o lado ruim, já que aquaristas inexperientes ainda não tem como saber que mesmo um peixe que está sobrevivendo, pode estar sofrendo muito em um aquário inadequado.
Nas próximas horas (pode ser entre 2 e 6 horas), você verá muitas perseguições e mordidas. Este é um comportamento normal, mas você deve ficar de olho no que está acontecendo apenas no caso de agressões extremas. É por isso que é importante ter uma boa quantidade de plantas para que as fêmeas tenham algum lugar para se esconder.
Sua coloração selvagem e atraente os tornou um dos peixes mais populares no hobby e há muita desinformação disponível na internet acerca desses animais. É fácil ser enganado se você for um iniciante.
Origem da Espécie: Ásia (Bacia do Rio Mekong, Tailândia);
Expectativa de Vida: Entre 2 – 3 anos (em cativeiro);
Comprimento: Até 6 cm (adulto);
Nível de Dificuldade: Fácil. Os bettas são muito resistentes e ideais para iniciantes;
Portanto, compre um aquário de pelo menos 18 litros, se você for manter apenas o betta. Se tiver companheiros no aquário, precisa ser muito maior. Use a regra do porte, para saber quantos litros são necessários, nesse caso.
Apesar de serem peixes que podem viver com uma faixa tolerável de temperatura entre 24 e 32 graus, a temperatura ideal deve ser entre 24 e 25 graus para evitar problemas já mencionados.
Os bettas são conhecidos por serem peixes muito territoriais. Só isso já faz com que você exclua uma infinidade de companheiros de aquário, ainda mais se ele estiver em um espaço pequeno.
A espécie passa a maior parte do tempo descansando por entre as decorações e plantas do aquário. Eles adoram ficar escondidos e sobem até a superfície de vez em quando para pegarem um pouquinho de ar.
Mas então, o que é necessário para ter um betta satisfeito e esbanjando saúde? Os mesmos cuidados de qualquer peixe: Um aquário de tamanho adequado e com um filtro de vazão suficiente. Além disso, ele precisa que o seu habitat tenha uma temperatura constante, o que exige um aquecedor com termostato. Outros pontos importantes são, uma alimentação de qualidade e iluminação que ajudem a criar um ciclo de noite e dia para o peixe.
Tendo esses cuidados básicos com seu animal, você estará garantindo muito mais qualidade de vida para seu betta. Em seguida, vamos mostrar mais a fundo como criar essas condições ideais
O peixe Betta (Betta Splendens), também conhecido como Peixe de Briga Siamês, é um peixe de água doce incrivelmente popular, cujas caudas grandes, esvoaçantes e de cores vivas trazem elegância aos mais diversos aquários do mundo.
Os Bettas são originários da Tailândia, onde habitam lagoas e arrozais com pouquíssimo fluxo de água, muitas vezes com níveis baixos de oxigênio. Por conta disso, os bettas desenvolveram um órgão chamado “Labirinto”, que lhes permitem viver nessas condições, pois é capaz de respirar o ar na superfície. As populações de Bettas foram introduzidas em vários países, incluindo Brasil, República Dominicana e até a Austrália. O habitat natural desses peixes é outra causa comum de debate que leva ao tamanho do aquário que necessitam para viver.
Por volta de 1987, um criador francês chamado Guy Delaval importou alguns desses primeiros peixes modernos. E através de um trabalho genético contínuo, obteve os primeiros espécimes com abertura caudal de 180 graus (Halfmoon HM.)
A partir da década de 1990, com a criação contínua de novas linhagens e a disseminação desses peixes tão diferentes, começaram os primeiros problemas. Esses problemas foram devido à questão da endogamia.
Os criadores resolvem o problema com uma forte ligação entre aquaristas de diversas partes do mundo, que, através da troca de diferentes matrizes e peixes, conseguem reverter problemas de endogamia sem perder as linhagens já criadas e corrigidas. Esses peixes ainda são precursores das diferentes genéticas que encontramos por aí.
De um ponto de visto histórico e científico, nós temos pouca informação sobre vários tópicos relacionados ao peixe Betta. Já que estamos constantemente aprendendo sobre questões sociais, comportamentais e nutriocionais que modificam frequentemente o modo como cuidamos destes animais.
Após aproximadamente uma hora da introdução dos peixes, você deve notar que o macho começa a construir seu ninho de bolhas. Então, ele passará o tempo todo indo e voltando entre construir o ninho e se exibir para a fêmea.
Agora você vai querer deixá-los quietos durante à noite.