O nome desse movimento artístico surgiu a partir da obra “Impressão: Nascer do Sol”, de um dos mais importantes pintores franceses da época, Claude Monet. ... Ainda que usado em tom pejorativo, o termo impressionismo foi utilizado por Monet e seus colegas por perceberem as mudanças que estavam promovendo por meio da arte.
A música impressionista tem como característica a sugestão e a atmosfera, e abstem-se dos excessos emocionais da era romântica. ... Um estilo musical, distinto e marcante, do período da música impressionista foi o efeito de planar sobre uma frase melódica.
O Impressionismo basicamente caracteriza-se por ter um lirismo íntimo solitário (seguindo os passos dos Impressionistas e Simbolistas que preferem o imaginário e fantasioso ao real); freqüentemente nota-se uso de efeitos sonoros (a exemplo do Jeux d'Eau de Maurice Ravel, que inicia-se com floreados representando a água ...
A música impressionista é resultado do movimento de música erudita que nasceu em Paris na França, durante os séculos XIX e XX. ... Alguns compositores representantes do impressionismo são: Debussy e Ravel. Que tinham por objetivo a evocação de sentimentos a partir da encenação.
Os fatores históricos que influenciaram o desenvolvimento do Impressionismo ou arte impressionista, (tendência artística francesa com ênfase na pintura), foram principalmente, a tensão gerada pela Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), o fim do Segundo Império, de Napoleão III.
Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.
Os Elementos Visuais - Ponto, Linha, Forma e Cor