Porque Nossa Senhora De Lourdes E Protetora Dos Enfermos?

Porque Nossa Senhora de Lourdes e protetora dos enfermos

Hoje queremos falar de Nossa Senhora de Lourdes, que recebeu este título pelo fato de ter aparecido na Cidade de Lourdes, localizada na França. A aparição de Maria aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858, numa tarde úmida e fria. A menina Bernadete, de 14 anos e analfabeta, estava procurando gravetos para o lar e teve o privilégio do encontro com Maria. Ela sentiu-se atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul, terço na mão, que a convidava a rezar.

Para a Igreja confirmar um milagre em Lourdes, ela submete a análise de cada caso a uma série de análises científicas a cargo da Comissão Médica, que aplica a mesma metodologia usada na investigação científica. O Departamento Médico de Lourdes é formado por cerca de 20 médicos e cientistas. Seus registros estão abertos a qualquer médico ou cientista que queira fazer a própria investigação particular ou contestar qualquer caso específico reconhecido como milagroso.

Evandro Leitão aparece em evento do PT, e Luizianne avisa: “Sou pré-candidata”

Ao todo são 300 vagas e o prazo de inscrição é até 22 de dezembro. Segundo o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB e membro Comissão Brasileira para o Jubileu da Esperança, padre Jânison de Sá, o encontro terá por objetivo situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas Igrejas locais nas diferentes regiões do Brasil

Por tudo isso, vemos a misericórdia de Nossa Senhora com seus filhos enfermos e, por outro lado, a seriedade da Igreja em confirmar os casos de verdadeiros milagres. Por isso, o dia 11 de fevereiro é considerado o Dia do Enfermo.

A data escolhida é a mesma em que a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário. O dia 7 de outubro foi estabelecido para a festa litúrgica pelo Papa Pio V, em 1571, relacionando à vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. A autora do projeto de lei é a deputada Simone Marquetto, integrante da Frente Parlamentar Católica

Duas adolescentes de 13 anos morrem afogadas em reservatório no Ceará

Duas adolescentes de 13 anos morrem afogadas em reservatório no Ceará

“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá, voltei; e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, várias vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Preocupados com a história de Bernadete, que dizia ser necessário construir uma capela no local da gruta, as autoridades civis e religiosas acabaram por interditar a gruta de Lourdes.

É comum encontrarmos em nossas cidades pequenas grutas, construídas pelos devotos de Nossa Senhora de Lourdes. Estes locais são ambientes de oração e fé e mostram a profunda fé de nosso povo na Virgem Maria. Nestas grutas não faltam as imagens de Maria e da pequena Bernadete, além da água cristalina e de flores e folhagens, formando um lugar privilegiado do encontro com Deus.

 

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No dia 11 de fevereiro de 1858, a Santíssima Virgem Maria aparecia à humilde Bernadette Soubirous, para pedir à Igreja oração e penitência pela conversão dos pecadores. As mensagens de Nossa Senhora, saídas da gruta de Massabielle, nos arredores da cidade francesa de Lourdes, até hoje ecoam no coração dos fiéis que, maravilhados peregrinam à França buscando alívio para o corpo e para a alma.

No dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora convidou Bernadete a beber numa fonte, indicando-lhe o lugar. Começou a verter água, que se tornou a fonte milagrosa de Lourdes. Nossa Senhora revelou à menina o seu nome: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Há quatro anos, em 1854, Pio IX tinha proclamado esse dogma.

Nossa Senhora de Lourdes e a conversão para os pecadores

Nossa Senhora de Lourdes e a conversão para os pecadores

Em 23 de julho de 1965, na passagem do Santíssimo Sacramento durante a celebração eucarística, a irmã Luigina relata ter experimentado um forte calor e bem-estar, acompanhado pelo “desejo de ficar de pé” – o que era impossível para ela. De repente, ela recuperou o movimento dos pés e deixou de sentir dor. Em 24 de julho, a religiosa caminhou sem ajuda alguma até a gruta de Lourdes para agradecer a Nossa Senhora. O milagre foi tornado público só em 2012.

Em 1902, a convite de um amigo médico, o Dr. Carrell aceitou ir a Lourdes para ajudar a cuidar de pacientes doentes que eram transportados por trem de Lyon até Lourdes. Ele era ateu e queria comprovar pessoalmente a falsidade dos supostos milagres, mas acabou presenciando um deles. No trem, ele encontrou a jovem Marie Bailly, que sofria de peritonite tuberculosa aguda. Seu abdômen estava consideravelmente distendido, com grandes massas duras. Marie estava apenas parcialmente consciente. Carrell acreditava que ela morreria muito rapidamente depois de chegar a Lourdes, ou até antes. No entanto, quando lavaram o abdômen da jovem, com a água de Lourdes, três vezes, Marie se recuperou rapidamente aos olhos do Dr. Alex.

2. “Sob a Tua proteção procuramos refúgio, Virgem Imaculada de Lourdes que és o modelo perfeito da criação segundo o plano original de Deus. A Ti, neste dia, confiamos os doentes, os idosos, as pessoas sozinhas: alivia o seu sofrimento, enxuga as suas lágrimas e obtém para cada um a força necessária para realizar a vontade de Deus. Sê o amparo de todos que aliviam, dia após dia, os sofrimentos destes irmãos. E ajuda-nos a crescer no conhecimento de Cristo, que com a Sua morte e ressurreição venceu o poder do mal e da morte. Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós!”

leia também

Anos depois, a moça entrou para um convento de freiras onde foi acometida de uma doença que a fez sofrer até a morte com apenas 34 anos. Em dezembro de 1933 se tornou santa por decreto do Papa Pio XI.

Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Milagres

Nesta sexta-feira (11) é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Lourdes. Segundo a tradição católica, a santa é considerada a padroeira dos doentes, pois é invocada por fiéis de várias partes do mundo, que a apresentam situações de saúde. O Dia Mundial do Enfermo foi instituído em 1991 pelo Papa João Paulo II e a devoção à Nossa Senhora de Lourdes surgiu na França, em 11 de fevereiro de 1858.

Durante a audiência com os membros da Comissão Teológica Internacional, Francisco entregou-lhes o discurso preparado e, de forma espontânea, reiterou a importância da contribuição das

Resultado da Totobola 49/2023 de hoje, domingo (03/12)

Mas as aparições continuaram até dia 10 de julho de 1858. Ao todo foram 18 aparições. A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado a conversão, oração do terço e principalmente confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, tinha sido declarado pela Igreja em 1854.

Em uma de suas aparições, Nossa Senhora  pediu à jovem Bernadette, para  cavar um pequeno poço com a própria mão em um lugar seco e, a partir de então, surgiu uma mina, que começou a brotar água.Essa água milagrosa fez muitas curas e até hoje faz. Peregrinos do mundo inteiro visitam o Santuário de Lourdes, na França, buscando o banho nas águas dessa mina, na esperança de cura. Hoje, existe no local, uma equipe médica, uma comissão que permanentemente avalia os milagres que chegam como testemunhos de graças alcançadas ali.

Entre os grandes milagres que aconteceram em Lourdes, um dos mais impressionantes, se deu na presença do Dr. Alexis Carrell que, mais tarde, ganhou o prêmio Nobel de Medicina. Foi a cura da jovem Marie Bailly, que estava desenganada. Carrell se converteu à fé católica, depois de estudar a inexplicável cura que tinha presenciado.