Porque Lucola um romance urbano? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Nos romances urbanos, José de Alencar procurou registrar os padrões de comportamento e valores da sociedade que estava em transformação no período do Segundo Império. ... No caso de Lucíola, porém, este conflito é realçado, uma vez que estes valores e preconceitos estão enraizados nos próprios protagonistas.
Quais os nomes de Lucíola ao longo da história?
Personagens.
Lúcia (Maria da Glória): com apenas 19 anos de idade, é uma das cortesãs mais ricas do Rio de Janeiro. ...
Paulo: natural de Olinda (Pernambuco), é um jovem ingênuo de 25 anos recém-chegado ao Rio de Janeiro. ...
Sá: tem 30 anos e é um grande amigo de Paulo. ...
Ana: irmã mais nova de Lúcia, e é muito parecida com ela.
Mais itens...•28 de set. de 2012
O que é um romance urbano?
O Romance Urbano (ou Romance de Costume) enfoca uma temática estreitamente vinculada à esfera social. Ou seja, ele se dedica especialmente a reproduzir e tecer críticas aos hábitos praticados no âmbito da sociedade.
Qual o tema central do romance Lucíola?
Lucíola é um romance urbano, em que Alencar transforma a cortesã em heroína, esta purifica sua alma com o amor de Paulo. Ela não se permite amar, por seu corpo ser sujo e vergonhoso, e ao fim da vida, quando admite seu amor, declara-se pertencente a Paulo. É a submissão do amor romântico, onde a castidade valorizada.
Por que o nome da obra e Luciola?
O título dado à coletânea de cartas, “Lucíola”, é uma analogia entre o inseto Lucíola e a personalidade de Lúcia. O narrador compara o “inseto noturno que brilha em meio à lama” à “pureza da alma de Lúcia, que ainda existe apesar de ela estar num abismo de perdição”.