EQST

Porqu Da Ar No Pulmo?

Porquê da ar no pulmão?

Geralmente, o pneumotórax surge após um trauma, especialmente quando existe um corte na cavidade torácica ou após um acidente de trânsito, mas também pode surgir como consequência de uma doença crônica ou até sem qualquer causa aparente, embora seja mais raro.

O que significa ar no pulmão?

O pneumotórax é uma urgência médica relativamente comum, que é causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões. O pneumotórax pode ocorrer espontaneamente em pessoas saudáveis, mas ele é mais comum após traumas torácicos, em fumantes ou em pessoas com doenças pulmonares.

Quais os riscos do pneumotórax?

As complicações do Pneumotórax podem incluir hipoxia, hipercapnia e hipotensão. A lesão pulmonar por reexpansão é incomum, e é observada com maior frequência quando há colapso pulmonar, Pneumotórax grande, reexpansão rápida ou pressão de pressão pleural negativa maior que 20cm.

O que fazer quando entra ar no pulmão?

O tratamento padrão da maioria dos casos é a drenagem torácica. Trata-se de um procedimento cirúrgico em que é inserido um tubo dentro do tórax ligado a um reservatório com água, o dreno de tórax em selo d'água. O ar sai da pleura, percorre o tubo e sai borbulhando no reservatório.

Quais as causas de pneumotórax?

Quais as causas do Pneumotórax ?
  • Espontâneo: quando está ou não ligado a uma doença pulmonar;
  • Traumático: surge por causa de um trauma no tórax;
  • Infeccioso: causado por infecções pulmonares;
  • Iatrogênico: causado por uma intervenção médica.

Como resolver pneumotórax?

No tratamento do pneumotórax a primeira opção terapêutica consiste na remoção do ar contido na cavidade pleural através da colocação de um dreno torácico que se introduz no espaço pleural.

O que é uma contusão pulmonar?

A contusão pulmonar é definida como lesão nas quais ocorre dano intersticial e alveolar, com a presença de sangue e edema, sem haver, no entanto, ruptura significativa das paredes alveolares. A contusão pulmonar é a lesão parenquimatosas traumáticas mais comum.

Como é feita a cirurgia de pneumotórax?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, onde é feita uma pequena incisão de 2-2,5cm por onde se introduzem uma câmara e os instrumentos cirúrgicos apropriados. Com a câmara o cirurgião localiza as bolhas de enfisema normalmente apicais, que são ressecadas com suturas mecânicas.

Quais as alterações ao exame físico de um paciente com pneumotórax?

Ao exame físico, no caso de pneumotórax espontâneo primário devemos atentar para a diminuição ou abolição do murmúrio vesicular e do frêmito tóraco-vocal. A expansibilidade torácica está diminuída no hemitórax acometido, com timpanismo à percussão.

O que ocasiona a pneumotórax?

Quando há ar no espaço pleural, o pulmão entra em colapso parcial. Às vezes, grande parte do pulmão ou todo o órgão entra em colapso, o que causa falta de ar. Um pneumotórax espontâneo primário é um pneumotórax que ocorre sem nenhuma causa aparente em pessoas sem doença pulmonar conhecida.

O que é pneumotórax e quais são os seus tipos?

Pneumotórax é a presença de ar entre as duas camadas da pleura (membrana fina, transparente, de duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica), resultando em colapso parcial ou total do pulmão. Os sintomas incluem dificuldade respiratória e dor torácica.

Qual a causa pneumotórax espontaneo?

O pneumotórax espontâneo primário tem como principal causa a rotura de uma pequena vesícula enfisematosa subpleural, denominada bleb ou de uma lesão enfisematosa parasseptal subpleural, denominada bulla.

O que pode causar uma contusão pulmonar?

Uma contusão pulmonar, em geral, é causada diretamente por um trauma torácico fechado, mas também pode ser resultado de lesões explosivas ou de ondas de choque associadas ao trauma penetrante.

Quanto tempo demora uma cirurgia de pneumotórax?

A cirurgia é possui baixo risco com duração de cerca de 1 hora. Geralmente o paciente recebe alta no segundo ou terceiro dia de pós-operatório.

Quais são as cirurgias do sistema respiratório?

Normalmente, a intervenção é feita nos seguintes casos:
  • fraturas de costela;
  • hiperidrose (sudorese excessiva);
  • pneumotórax;
  • derrame pleural;
  • intervenções estéticas;
  • câncer de pulmão;
  • transplante de órgãos.
16 de out. de 2020

Quais os cuidados de enfermagem no pneumotórax?

Cuidados de Enfermagem com Pacientes em Pneumotórax
  1. Aspiração quando necessário;
  2. Posição de fowler com pernas e pés mais baixos que o resto do corpo;
  3. Observar sinais sudorese, náuseas e vômitos;
  4. Oxigenação (administração de O2 a 100% por meio de máscara facial);
  5. Controle de sinais vitais;
Mais itens...

Quais tipos de pneumotórax?

O pneumotórax pode ser classificado em pneumotórax espontâneo (primário e secundário) e adquirido (traumático). O espontâneo é a forma mais comum, quando tem etiologia primária é causado pela ruptura das bolhas apicais da superfície pulmonar, já o secundário ocorre em pacientes com pneumopatias subjacentes.

O que causa pneumotórax espontâneo?

O pneumotórax espontâneo primário tem como principal causa a rotura de uma pequena vesícula enfisematosa subpleural, denominada bleb ou de uma lesão enfisematosa parasseptal subpleural, denominada bulla.