O gene A produz pigmentos amarelos e seu alelo a, não. Assim, os ratos com o genótipo C-A- produzem simultaneamente os pigmentos pretos e amarelos, ficando com a cor acinzentado (aguti). Não existem ratos amarelos ccA-, pois cc é epistático sobre o locus A, determinando a ausência de pigmentos (albinismo).
Herança Quantitativa ou Poligenia Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, o que permite uma série de fenótipos diferentes entre si. Em geral, as características podem sofrer a ação de fatores do ambiente.
A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. As características podem ainda sofrer a ação de fatores do ambiente, o que aumenta a variação fenotípica.
Resposta. Quando vários pares de genes atuam para determinar uma única característica, temos um caso de herança genética por interações gênicas. Há 3 tipos de interações gênicas, dependendo de como os pares de genes interagem: herança quantitativa, genes complementares e epistasia.
Herança poligênica ocorre quando vários pares de genes interagem para determinar uma característica, cada um com efeito aditivo sobre o outro. Graças a esse tipo de interação existe uma variedade muito grande de fenótipos e genótipos para algumas características.
Resposta. É chamado de Interação Gênica.
Essa herança se chama herança quantitativa.
Onde: • A = efeitos genéticos aditivos: resultam da ação direta de cada alelo, nos cromossomos homólogos. Somente estes são HERDÁVEIS, passam dos pais para progênie. dos alelos nos cromossomas homólogos, dentro do mesmo loco (interação intra-loco).
Em uma interação gênica epistática, um gene não é expresso (hipostático) no fenótipo devido à ação de outro gene, o gene epistático. Já na pleiotropia existe um par de alelos que é capaz de influenciar diferentes caraterísticas do indivíduo.
O gene inibidor é chamado de epistático, e o inibido é chamado de hipostático. Uma interação gênica é denominada de não epistática quando: a) um alelo impede a expressão de outro.
Quando existe epistasia entre dois locus gênicos, haverá uma alteração na proporção fenotípica de cruzamentos diíbridos 9:3:3:1. A epistasia pode ser classificada como dominante (12:3:1), recessiva (9:3:4), recessiva dupla (9:7), dominante e recessiva (13:3), dominante dupla (15:1), dentre outras variações.
Dizemos que a interação gênica é não epistática quando ocorre a interação de dois ou mais genes, mas nenhum alelo impede a expressão de outro. Como exemplo dessa interação, podemos citar o exemplo da forma das cristas de galinha. Existem quatro diferentes tipos de crista de galinha: rosa, ervilha, noz e simples.
A montagem de um heredograma obedece a algumas regras: 1ª) Em cada casal, o homem deve ser colocado à esquerda, e a mulher à direita, sempre que for possível. 2ª) Os filhos devem ser colocados em ordem de nascimento, da esquerda para a direita.